
No início da semana, o deputado federal Geraldo Thadeu (PPS/MG) participou do lançamento da “Rede Cegonha”, um projeto do Governo Federal contra a mortalidade infantil no país. Serão quase dez bilhões de investimentos até 2014.
“Qualidade de vida deve começar já nos primeiros dias de gestação”, defende Geraldo Thadeu. De acordo com o parlamentar, a “Rede Cegonha”, lançada pela presidente Dilma Rousseff, fortalecerá o atendimento às mães, desde o pré-natal até os dois anos de vida da criança.
As ações da “Rede Cegonha” garantirão, dentre outras, a realização de ultrassonografia para 100% das gestantes, testes rápidos de gravidez, de HIV e Sífilis. Para os bebês, atendimento médico especializado e transporte (SAMU) equipado especialmente para atendê-los.
Os grandes centros urbanos, com maior número de gestantes terão prioridade na implantação da Rede. As regiões da Amazônia Legal e o Estado do Nordeste também serão priorizados, inicialmente, devido aos altos índices de mortalidade infantil. “Em seguida, todos os municípios deverão aderir à Rede, totalizando um investimento de R$ 9,397 bilhões até 2014 e levando mais qualidade de vida às mães e às crianças”, finaliza o parlamentar.