Publicado em 01/08/2013 - politica - Da Redação
Evento discutiu acesso aos medicamentos e kits de diagnósticos
O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) participou do seminário sobre hepatite em Santos/SP realizado pelo Grupo Esperança e Open Society Foundation. O tema principal foi o acesso aos medicamentos e kits de diagnóstico para Hepatite C.
O deputado é presidente da Frente Parlamentar contra as Hepatites na Câmara dos Deputados, grupo criado por ele para discutir a prevenção e o atendimento aos portadores da doença.Pacientes, pesquisadores, ativistas, legisladores e integrantes de instituições internacionais também participaram das discussões que contaram ainda com a presença do novo diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, o infectologista Fábio Mesquita.
Um dos objetivos específicos do encontro foi simplificar a distribuição de medicamentos para o tratamento de hepatites virais e melhorar a notificação de casos, com a finalidade de verificar o real impacto no custo do sistema de saúde.
Segundo o representante do Ministério da Saúde, a partir de agora, essas doenças terão maior atenção
do Governo Federal. O pacto foi selado e o primeiro passo para aprimorar as iniciativas voltadas ao setor já foi dado com a criação de uma estrutura específica no departamento, antiga revindicação dos movimentos.
O presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, destacou a importância de uma maior aproximação do Ministério da Saúde com as entidades.
Pesquisador na área de hepatites virais e consultor técnico do Grupo Esperança, o infectologista Evaldo Stanislau, vereador em Santos, ressaltou que a agenda construída durante o encontro é positiva. “As hepatites virais passarão a ter uma atenção especial do departamento, pois são doenças assintomáticas com grande prevalência e que causam muitos impactos na saúde”, analisa.
A cidade de Santos tem um trabalho de vanguarda para o enfrentamento ao HIV e tem seguido o mesmo caminho, a partir do movimento social, nas ações relacionadas à hepatite C.
Para o deputado federal Geraldo Thadeu, os avanços são muitos mas é preciso continuar este trabalho tão relevante para toda a sociedade. “O seminário apresentou propostas e ações efetivas de alto nível no combate à doença, assim como na prevenção, diagnóstico e tratamento adequados. Uma boa notícia aos portadores de hepatite é que dentro de um ano estará à disposição um novo medicamento com eficácia para negativar o vírus no organismo”.
Em Poços de Caldas o exame para detecção da hepatite pode ser feito no Programa DST/Aids, à rua Paraíba, 150.
A hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser do tipo A, B ou C. É importante fazer o exame mesmo sem sintomas. A prevenção é feita também pelo uso de preservativo na relação sexual, e o não compartilhamento de objetos cortantes e de higiene pessoal.
Fonte: ASCOM