Em vista das reclamações recebidas sobre o fato de pacientes de Poços estarem fazendo tratamento em Alfenas, o deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) foi visitar o setor de hemodiálise da Santa Casa de Poços de Caldas.
Durante seu mandato como deputado, Geraldo Thadeu tem contribuído com a Santa Casa para a compra de equipamentos e reformas. Entre as emendas parlamentares está a que possibilitou a reforma da pediatria e de parte do CTI adulto.
Pelo envolvimento com o setor da saúde em Poços e região o parlamentar foi ver de perto qual a demanda do serviço de hemodiálise. O deputado foi recebido pela coordenadora do setor, a médica Mirtes Maria Rodrigues Bertozzi. Ela informou que o atendimento, que acontece em três turnos, está em sua capacidade máxima. São 96 pacientes, sendo que hoje outros quatro pacientes estão em tratamento em Alfenas. “O que falta é mesmo espaço físico para a ampliação. A demanda aumentou em virtude da sobrevida e até mesmo das campanhas realizadas para detecção das doenças que causam a deficiência renal”, comentou a médica. A hemodiálise é um tratamento em que a máquina substitui a função normal dos rins comprometidos por diferentes doenças. Na semana passada dois pacientes conseguiram fazer o transplante, que, quando bem sucedido dispensa a hemodiálise. Mas existem casos de pessoas fazendo o tratamento há muitos anos.
A Santa Casa está estudando uma maneira de ampliar o atendimento e o deputado federal Geraldo Thadeu disse que vai apoiar as ações.
Fonte: ASCOM