Publicado em 19/01/2016 - politica - Da Redação
O Governo de Minas irá recontratar os professores das unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) absorvidas em 2014, entre elas Passos. O anúncio foi feito pelo governador Fernando Pimentel ao deputado estadual Cássio Soares, na noite da segunda-feira, 18 de janeiro. O parlamentar provocou o governo para que as designações fossem realizadas a fim de que não houvesse prejuízos para os profissionais e nem aos alunos e, posteriormente houvesse realização de concurso público, o que foi acatado.
Pimentel assegurou o início do ano letivo dentro do cronograma, sem nenhum prejuízo aos profissionais e nem aos alunos. “Nós vamos garantir o início do semestre letivo, permitindo a designação dos professores para que não haja interrupção nos trabalhos da UEMG. Eles serão designados até que mais adiante possamos fazer os concursos conforme previsto e efetivar todos”, garantiu o governador ao deputado.
Em Passos, são 266 professores que atuam nos cursos de graduação, projetos de extensão entre outros trabalhos acadêmicos. O questionamento de Cássio ao governo foi que se cumprisse o que determina o decreto de absorção das unidades, que prevê a contratação dos professores, sem concurso, até dezembro de 2016. “Fui acionado pelos profissionais na manhã de terça-feira, quando tiveram conhecimento da não renovação dos contratos. Imediatamente acionei o Governo de Minas, fui a Belo Horizonte e me reuni com o reitor Dijon Moraes e com o secretário de Governo Odair Cunha, mantendo contato constante com o gabinete do governador e secretaria da Casa Civil”, afirmou.
Na manhã de quinta-feira, de volta a Passos, o deputado se reuniu com os professores, para colher deles os anseios e ouvir as demandas. Mais de 100 pessoas estiveram reunidas no anfiteatro da Universidade para ouvir o deputado e passar a ele os anseios que enfrentam com a não renovação dos contratos. “Fui para alinhar e colher as informações precisas de tudo o que está acontecendo. A decisão final depende do governo, mas estive constantemente em contato com todos os responsáveis, que ficaram sensibilizados com a questão. Tenho a certeza de que a decisão será sensata e que não teremos prejuízos”, espera Cássio Soares.
Na reunião, a diretora acadêmica, Tânia Delfraro, disse acreditar plenamente no trabalho do deputado Cássio Soares para trazer benefícios para a UEMG, especificamente para o Campus de Passos, trazendo soluções às necessidades da instituição. “São profissionais que possuem um histórico de trabalho em nossa universidade e que não podem ser desvinculados dessa forma”, explicou Tânia durante reunião.
“A minha obrigação e responsabilidade como representante de Passos e da nossa região, e também como entusiasta da UEMG unidade de Passos, é buscar a solução sem que tenha prejuízo algum para a qualidade do ensino superior ofertado pelo campus, para os alunos que irão se matricular, para o início do ano letivo e para as condições de trabalho dos professores, coordenadores, servidores do administrativo e demais profissionais que atuam na universidade. Esse tipo de problema não pode acontecer, ainda mais neste momento em que teremos a primeira turma do curso de medicina, que conquistamos a duras penas. Mais uma conquista que podemos comemorar”, completou o parlamentar.
Designação
A designação dos professores é feita por meio de contrato anual com o Governo de Minas. O decreto de absorção das fundações previa a contratação imediata dos profissionais que atuavam na antiga FESP para atuar no final do último semestre de 2014, renovando o mesmo nos dois anos subsequentes, o que finaliza em dezembro de 2016. Porém, no entendimento da Secretaria da Casa Civil e Relações Institucionais haveria necessidade da realização de processo seletivo, decisão revogada pelo governador.
Para os professores, a realização de um processo seletivo simplificado atrasaria o início do ano letivo, com prejuízos para as colações de grau dos alunos, matrículas e rematrículas, planejamento do corpo docente e trabalho dos servidores do administrativo. Pimentel garante que tudo irá ocorrer conforme o cronograma.
FONTE: ASCOM