Publicado em 04/04/2018 - politica - Da Redação
Empresas terão oportunidade de
participar do maior salão de negócios de moda do país, em estandes da Companhia
de Desenvolvimento de Minas Gerais
O Governo
do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais,
anunciou os selecionados para exposição no Minas Trend. Nove marcas foram escolhidas,
em seleção aberta a empreendedores de todo o estado, para apresentar e
comercializar suas coleções para a estação Primavera/Verão 2019 em espaços
coletivos na 22ª edição do evento.
A próxima ocorre, de 17 a 20 de abril deste ano, no
Expominas Belo Horizonte. A iniciativa da empresa está em sua 6ª edição e tem
como objetivo dar aos produtores de moda mineiros acesso ao maior salão de
negócios do país, fomentando o desenvolvimento do setor no estado.
Foram selecionados quatro representantes do setor de
vestuário, três produtores de bijuterias e duas marcas de bolsas. A seleção foi
feita por uma equipe curatorial, coordenada pela jornalista de moda Natália
Dornellas, graduada pela London School of Fashion e
colaboradora de veículos nacionais e internacionais.
Os critérios de seleção foram: originalidade e design,
qualidade de produção e acabamento, capacidade produtiva, possibilidade de
expansão do negócio, adequação ao público alvo, apresentação e comunicação da
marca. A escolha é orientada para valorizar profissionais de diversos
territórios do estado e apoiar iniciativas de maior potencial de contribuição
ao desenvolvimento econômico, com geração de empregos, receitas e práticas
inovadoras.
Minas Trend
O Minas Trend é realizado pela Federação das Indústrias
de Minas Gerais (Fiemg), com parceria do Estado. Em abril de 2017, foi assinado
convênio com a Fiemg no valor de R$ 3.677.500, para garantir a realização de
quatro edições do evento em 2017, 2018 e 2019.
O Minas Trend é considerado o principal evento nacional
de comercialização de moda, com presença de compradores renomados do País e do
exterior, que o tornam um espaço privilegiado de projeção e consolidação de
grifes locais.
Selecionados
Vestuário
Bolsas
Bijuteria
Visibilidade e capacitação para o mercado
O fomento à participação das marcas no Minas Trend
pretende divulgar e capacitar os produtores de moda, elevando sua expertise e
competitividade.
Com esse objetivo, os nove selecionados irão participar,
nesta terça-feira (3/4), de oficina com a jornalista de moda, Natália
Dornellas. A jornalista irá orientá-los sobre as melhores estratégias de
comunicação e redes sociais, para potencializar a visibilidade das marcas
durante sua participação no salão de negócios.
Exemplo de sucesso
Foi o caso da Molett, marca de vestuário que expôs no
estande coletivo da Codemig em abril de 2017. Na edição seguinte, em outubro de
2017, a marca apresentou sua coleção não só em estande próprio, mas também em
desfile, e irá repetir a dupla participação no próximo Minas Trend.
“Começamos pequenos e sem saber o quê e como fazer para
crescer, como atender o cliente. Participar dos estandes coletivos é uma
oportunidade não só de ganhar um espaço, mas de ter alguém nos orientando. Isso
significa amadurecimento e evolução muito significativos para a marca”, relata
a estilista Bárbara Monteiro, criadora da Molett.
Além dos nove selecionados para os espaços coletivos, a
Codemge irá proporcionar a participação de três marcas em estandes individuais.
As marcas Candê, do setor de vestuário, Diwo do segmento de bolsas e calçados,
e Fernanda Torquetti, que representou os fabricantes de acessórios,
foram escolhidas entre os participantes da edição de outubro do ano passado.
Minas de Todas as Artes e o setor da moda
O apoio ao Minas Trend integra as ações do Minas de Todas
as Artes — Programa de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa estratégica
busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e
riquezas para o estado.
Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões
em iniciativas de valorização dos setores de moda, gastronomia, audiovisual,
design, música e novas mídias. A Indústria Criativa constitui a cadeia
produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e
serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários.
O fomento ao setor da moda foi estabelecido como um dos
investimentos prioritários da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais a
partir de um mapeamento de oportunidades de negócios feito pelo McKinsey
Institute. A consultoria estudou tendências globais e dezenas de setores
econômicos mineiros para apontar aqueles com maior potencial de impacto na
economia do estado, com capacidade de promover aumento na massa salarial e
agregação de valor. As indústrias de confecção/têxtil e calçados/bolsas foram
identificadas como estratégicas para diversos territórios de desenvolvimento do
estado.
A cadeia produtiva da moda oferece importante contribuição à economia. Em 2013, gerou riquezas para o estado no valor de R$ 3,3 bilhões. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela companhia à Fundação João Pinheiro (FJP). O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da indústria de transformação, e a moda impulsionava a economia de 135 municípios de Minas Gerais, onde o setor tem peso maior na produção industrial do que a média do estado.