Governo Federal destina mais de R$ 3 milhões para a região

Publicado em 11/07/2013 - politica - Da Redação

Informado pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, deputado Odair Cunha anuncia que seis cidades da região foram contempladas

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana a lista das cidades que irão receber recursos do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica - UBS), que é destinado à reforma, ampliação e/ou construção de unidades de saúde. 

Seis cidades da região foram contempladas, são elas: Monte Belo, Botelhos, Itamogi, São Sebastião do Paraíso, Jacuí e Bom Jesus da Penha. O recurso total destinado a esses municípios representa um investimento de R$ 3.102.161,12.

O atendimento dessas cidades contou com o apoio e empenho do deputado federal Odair Cunha (PT-MG), vice-líder do Governo no Congresso. “Agradeço ao Ministro Padilha pela presteza em atender o nosso pleito em benefício a todas essas cidades”, comemorou Cunha.

Segundo o deputado federal Odair Cunha, o investimento vai garantir atendimento pediátrico, clínica geral e vacinação, entre outros procedimentos básicos realizados nas UBSs. “A liberação deste recurso viabiliza importantes melhorias na prestação do serviço de saúde à população do sul e sudoeste de Minas”, afirmou Cunha. Ele orienta ainda que, para a realização do cadastro da proposta, o município inicialmente deverá acessar o sistema e responder o questionário de diagnóstico das Unidades Básicas de Saúde, caso ainda não o tenha feito.

Pelo Programa são financiadas reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde implantadas em imóvel próprio do município ou a ele cedido por outro ente federativo. No componente reforma apenas são financiadas UBS com metragem de área construída superior a 153,24 m².

Com o programa Requalifica UBS, o Ministério da Saúde visa contribuir para estruturação e fortalecimento da Atenção Básica e para continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no país, propondo que a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das equipes de saúde.

Fonte: ASCOM