Publicado em 07/03/2013 e atualizado em 07/03/2013 - politica - Da Redação
Passados mais de três meses das eleições municipais em Guaranésia e após uma petição junto ao Ministério Público requerendo verificação nas urnas, sob alegação de que muitas pessoas reclamaram do funcionamento do equipamento durante as eleições, a Justiça Eleitoral decidiu por solicitar tal auditoria a fim de elucidar tal indagação.
No dia 25 de janeiro a MMa Juíza Eleitoral da 123ª Zona Eleitoral Dra. Cristiane Vieira Tavares Zampar, enviou ofício de n. 05/2013 onde solicita ao Desembargador Wander Paulo Marotta o envio de oito urnas para auditoria.
Segundo a Juíza, tendo em vista o requerimento do Ministério Público Eleitoral de Guaranésia para a realização de auditoria pós eleições (VPP) a fim de esclarecer possíveis irregularidades na urnas eletrônicas utilizadas na 123ª Zona Eleitoral de Guaranésia, relativas ao pleito de 07 de outubro.
Segundo a solicitação foram requeridas as urnas referentes as seguintes seções: 03 (E.E.Carvalho Brito); 16,17,20, 21,35 (E.M. Dom Inácio); 23 (E.E. Geraldo Ribeiro Dias) e 41 (E.E. Alice Autran Dourado).
As urnas devem ser separadas e enviadas ao Cartório Eleitoral para procedimento de auditoria, sendo este procedimento comunicado à população e partes interessadas para acompanhamento e comprovação de lisura.
Inúmeras pessoas após a eleição argumentaram questionar o processo e indiferente a quais candidatos tenham votado, disseram ter tido problemas na hora do registro do voto, não sendo visualizada a foto dos mesmos, sendo este argumento colocado por pessoas de mais ou menos cultura, informando ainda que da mesma forma como ocorrera com eles, inúmeras outras pessoas também efetuaram a mesma observação em vários colégios eleitorais da cidade.
Quando do envio e verificação (auditoria) das urnas, conforme os comunicados da Justiça Eleitoral serão convocados os candidatos e pessoas participantes do pleito (presidentes de partidos, mesários, etc) para acompanhar e validar o trabalho.
Fonte:Notícia Interativa Virtual