Mosconi afirma que a saúde precisa ser prioridade no Brasil

Publicado em 19/10/2012 - politica - Da Redação

O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), esteve na quinta-feira (18/10) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Ele participou da Caravana da Saúde que defende mais recursos para o setor. Acompanhado do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e outras autoridades, Mosconi enfatizou que a maior preocupação da sociedade brasileira é com a fragilidade do Sistema Público de Saúde.

“Não é coerente que a União, que responde pela maior parte da arrecadação, fique fora da responsabilidade de cuidar da saúde no Brasil. Enquanto isso, Estados e municípios são obrigados a arcar com 12% e 15%, respectivamente. A população precisa se unir e lutar para que a saúde seja uma prioridade em nosso país”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde.

O objetivo do movimento é coletar 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco Estados, para projeto de iniciativa popular que será apresentado à Câmara dos Deputados. “A proposição determina o investimento de 10% da receita corrente bruta da União em saúde pública. Precisamos da participação de todos para que nossa intenção se torne real”, disse Dinis.

Segundo o deputado Hely Tarqüínio (PV), participar da campanha representa dar força à saúde no Brasil. Ele acredita que os 10% de investimentos pleiteados junto à União serão muito importantes para reduzir o que ele chamou de “caos no segmento”.

A prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz Alves Savassi, falou sobre a dificuldade em obter recursos para a saúde no município, que destina cerca de 40% da arrecadação ao segmento. A gestora lembrou que, quanto mais se investe, mais se precisa investir, uma vez que a cidade é polo na região e a demanda é crescente.

Campanha - Além da Caravana da Saúde, que continuará percorrendo o interior mineiro, outros 13 Estados também já aderiram à campanha, como Santa Catarina, Roraima e Espírito Santo. Diversas entidades também já se comprometeram, neste 2º semestre, com a Assine + Saúde.

Qualquer pessoa pode participar.  Basta assinar o abaixo-assinado, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. O formulário pode ser impresso no site www.almg.gov.br, e depois encaminhado ao Centro de Atendimento ao Cidadão da ALMG (rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho, Belo Horizonte).

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB) / Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte