Publicado em 07/06/2013 e atualizado em 07/06/2013 - politica - Da Redação
Na inauguração da nova Ala Assistencial Urológica Feminina e Infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), apresentou às autoridades a campanha Assine + Saúde. O evento ocorreu, na quarta-feira (5/6), na entidade paulista.
Acompanhado do 2º vice-presidente da Mesa da Assembleia, deputado Hely Tarquínio (PV), e do coordenador da Região Sul de Minas da Sociedade Brasileira de Urologia, dr. Alcides Mosconi, o presidente da Comissão de Saúde entregou a cartilha da campanha para unir esforços entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo para a busca de mais investimentos na saúde brasileira.
Entre as autoridades que receberam o material, estavam a primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, e o professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP (e idealizador da nova ala), dr. Miguel Srougi.
“A busca por melhor qualidade de tratamento médico no serviço público deve ser um anseio de todos. Um excelente exemplo é essa ala, idealizada pelo dr. Srougi, com o investimento de pessoas que acreditam em uma saúde melhor. Com o mesmo objetivo, o Assine + Saúde também quer mais recursos, só que da União. Almejamos que o governo federal invista 10% de seu orçamento no setor”, explicou Mosconi.
As autoridades paulistas prometeram aderir forças em prol da mobilização. O Assine + Saúde pretende criar um projeto de lei federal, de iniciativa popular, que será encaminhado ao Congresso Nacional. Para isso, é necessário 1,5 milhão de assinaturas em todo o país. A campanha já possui nacionalmente 1,25 milhão. Somente Minas Gerais é responsável, até o momento, por cerca de 500 mil. Acesse www.almg.gov.br e saiba mais informações.
Infraestrutura - Para a construção da nova ala urológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, foram gastos cerca de R$ 5 milhões. Além dos pacientes carentes receberem assistência médica qualificada e humanística, o local vai proporcionar melhor aprendizado para os futuros médicos da Faculdade de Medicina da USP. O novo setor possui equipamentos cirúrgicos miniaturizados para utilização em crianças, um Centro de Ensino em Cirurgia Robótica e áreas de enfermagem e de apoio ao serviço de Urologia.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)