Mosconi debate a reforma política com líderes partidários da ALMG

Publicado em 24/03/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

A Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), sob a coordenação do deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), se reuniu com líderes e vice-líderes de partidos com representação no parlamento mineiro. O encontro ocorreu na terça-feira, 22. Eles discutiram a elaboração de propostas que serão apresentadas no Congresso Nacional.
Segundo o deputado Carlos Mosconi, a reforma política é fundamental para legitimar a opinião popular. “Temos que refletir muito sobre o que é melhor para o País, para o Estado e para a sociedade. Por isso, estamos levantando questões pertinentes à Minas para que possamos dar a nossa contribuição”, afirmou o coordenador dos trabalhos.
Entre os assuntos debatidos, os principais foram o sistema eleitoral e o financiamento público de campanha. Além desses temas, a comissão da ALMG pretende analisar o voto facultativo, fidelidade partidária, reeleição, financiamento partidário, filiação partidária e domicílio eleitoral. Convidados. De acordo com Mosconi, representantes das Comissões de Reforma Política da Câmara e do Senado serão convidados a debaterem o assunto na ALMG. “A competência da reforma política é do Congresso Nacional. Mas Minas, como segundo colégio eleitoral do país, quer abrir o debate para que as lideranças expressem seus pontos de vista”, explicou. Além de políticos, a comissão pretende contar com o apoio da participação popular.