
A Câmara Municipal de Botelhos prestou homenagens para 51 representantes de setores da comunidade local, na terça-feira (6) à noite, em cerimônia de comemoração aos 100 anos de autonomia política do município. No evento, que lotou o Cine Teatro São José, personalidades do executivo, legislativo e judiciário também foram homenageadas.
Os deputados estaduais, Carlos Mosconi e Antônio Carlos Arantes, ambos eleitos pelo sul de Minas, foram os únicos políticos da Assembleia Legislativa mineira a receber a homenagem. Os parlamentares foram condecorados com títulos de Cidadania Benemérita.
O prefeito, Mário Damasceno Ferreira, ex-prefeitos, vereadores, empresários, juízes, padres e pastores, entidades de classe, a imprensa regional, associações de moradores e instituições beneficentes da cidade foram homenageadas com a Medalha do Centenário.

Botelhos completou 100 anos em 30 de agosto. A emancipação políticas do município aconteceu em 1.911, com a criação da Vila, de São José de Botelhos, e o desmembramento territorial da cidade de Cabo Verde.
Na sessão solene da terça-feira foram lançados também o selo e carimbo comemorativos ao centenário de Botelhos. As identificações postais estarão presentes em todas as correspondências postadas na cidade, no período de 6 de setembro a 5 de outubro de 2011.
O selo e o carimbo, após o período de utilização postal, farão parte do acervo permanente do Museu dos Correios. A coordenadora da instituição no sul de Minas, Clarice Mara Silva, disse que dessa forma o centenário de Botelhos ficará eternizado.
Mosconi lembrou a antiga relação o povo de Botelhos e citou nominalmente dezenas de amigos presentes a cerimônia, que lhe acompanham sua trajetória desde o período em que exerceu a medicina e depois como político. O deputado agradeceu, ainda, as seguidas votações expressivas obtidas na cidade e renovou o compromisso de trabalhar pelo município.