Mosconi pede mais dignidade para o serviço público de saúde

Publicado em 12/06/2013 - politica - Da Redação

Imbuído pela necessidade de mais recursos para a saúde, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), clamou a população mineira para participar da campanha Assine + Saúde. 

“As pessoas precisam de um serviço público de saúde de qualidade. Os pacientes merecem toda a dignidade em um atendimento médico. Apesar de ser dever do Estado, como reza a constituição, o governo federal não vem cumprindo o seu papel quando se  trata de investimento no setor”, disse Mosconi.

O discurso do parlamentar foi feito na segunda-feira (10) em Nepomuceno, sul de Minas. Em praça pública, com fogos de artifício e com a banda de música da cidade, Mosconi recebeu mais de seis mil assinaturas de populares para a campanha.

Projeto - Ao todo, são necessários 1,5 milhão de assinaturas para que a mobilização crie um projeto de lei federal, de iniciativa popular, no Congresso Nacional. A intenção é que o governo federal contribua com 10% do seu orçamento para a saúde. Esse aporte de recursos representaria cerca de R$ 40 bilhões a mais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os estados e municípios investem na saúde 12% e 15% respectivamente. Mas a maioria das cidades já está gastando muito mais. Aqui em Nepomuceno, nós investimos 29%. Por isso, é tão importante que a União tenha responsabilidade com o setor”, disse o prefeito Marcos Memento.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal Ricardo Gattini, o governo federal não tem dado atenção à saúde pública, principalmente em cidades menores, como Nepomuceno. “Vários motoristas de ambulâncias saem daqui de madrugada para levar pacientes a Belo Horizonte, porque não damos conta de tanta demanda. Enquanto isso, a União investe apenas 3,7% na saúde. Precisamos mudar essa realidade”.

Assinaturas - A campanha, lançada em abril de 2012, já possui nacionalmente 1,25 milhão. Somente Minas Gerais é responsável, até o momento, por cerca de 500 mil. Quem quiser participar, basta assinar o formulário que está disponível no site da Assembleia. Acesse www.almg.gov.br e saiba mais informações.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)