Publicado em 01/04/2013 - politica - Da Redação
O momento administrativo em Guaxupé e problemas enfrentados foram temas de entrevista com o prefeito Jarbas Correa Filho (PSDB). O conhecido empresário de sucesso, mas conhecido por Jarbinhas, relatou ações neste início de mandato.
HERANÇA DO GOVERNO ANTERIOR DO PT
O prefeito comentou a situação encontrada no município, herdada do governo petista anterior. Inicialmente, reconhece que todos os governantes deixam coisas boas e ruins. Assim, entende que o governo anterior também deixou coisas boas na cidade. Porém, revela que o governo anterior também deixou muitas dificuldades a serem enfrentadas pela sua administração. Uma delas se refere ao orçamento elaborado após o período eleitoral e modificado por três vezes. Os números já foram apresentados na Câmara, salientando que o prejuízo é para o povo da cidade. Para se ter uma ideia, o departamento de obras gastou R$ 500 mil no ano anterior e o valor previsto para este ano é de apenas R$ 40 mil. O mesmo ocorre em outros departamentos como comunicação e limpeza pública.O novo governo vem buscando as adequações, mantendo os entendimentos com a Câmara e procurando alternativas jurídicas.Na área de saúde, a nova administração encontrou mais de 4 mil exames para serem feitos, bem como cirurgias aguardando há mais de três anos. Mesmo com todas as dificuldades, o prefeito anuncia que a saúde estará à altura que a população merece num prazo de seis meses.
LIGAÇÃO DIRETA COM O POVO
Jarbinhas relata que aos sábados atende a população das 7 às 13 horas. Seu objetivo é ouvir as informações através da população, pois reconhece que não é possível observar tudo no dia-a-dia. Atende uma média de 70 pessoas todos os sábados. Salienta que talvez não seja possível solucionar os problemas de imediato, mas garante respeito e carinho do seu governo a toda população.
“Não sou e não quero ser um prefeito de gabinete”, falou. Lembra que, como comerciante há 36 anos, sempre viveu no balcão. Hoje, também atua como Secretário Municipal de Obras, que considera um dos mais importantes departamentos da administração. Com isso, chega no chamado “barracão” às 6 horas da manhã. Com muita energia e tranquilidade, comanda os serviços junto aos funcionários. Neste departamento, também atende a população, que apresenta os problemas enfrentados. Além disso, diariamente acompanha as obras e conversa com as pessoas nas ruas da cidade. Por fim, também visita as escolas e participa da merenda escolar junto com os alunos. Também visita as creches e postos de saúde.
Jarbinhas confirmou que esteve nos postos de saúde “disfarçado” para verificar o atendimento prestado pelos servidores à população. Com a intenção de não ser reconhecido, observou as dificuldades das pessoas nas filas dos postos de saúde. “Para sentir o trabalho que está sendo feito”, explicou.
JACY CORREA FOI UM VISIONÁRIO NA POLÍTICA
O prefeito deixou à mostra sua emoção ao falar do tio e ex-prefeito de Nova Resende, Jacy Batista Correa. Principalmente, valorizando a homenagem com o nome de rodovia. Destacou a luta da liderança como ex-prefeito de Nova Resende desde a década de 1970. Lembra que o mesmo abriu mais de 800 km de estradas rurais, ação que possibilitou o desenvolvimento agrícola que hoje produz mais de 420 mil sacas de café. A medida também proporcionou uma maior integração aos moradores da zona rural com a sede do município e outras cidades da região.
Jarbinhas também lembrou a luta e empenho de Jacy Correa em prol do asfalto entre Nova Resende e Muzambinho. Na época, com apenas um pequeno trecho concluído, fez o pedido ao então governador Newton Cardoso (sendo ambos do PMDB). Depois, durante solenidade em Guaxupé, quebrou o protocolo e fez o mesmo pedido ao então governador Eduardo Azeredo. Com isso, finalmente a estrada foi concluída, realizando o seu grande sonho.
“Meu tio foi um visionário na política”, disse Jarbinhas ao lembrar que Jacy Correa inovou na política local ao colocar Maria Antônia Martins Maldi como sua vice-prefeita. Neste contexto, também valorizou a história política e trabalho desenvolvido no município por Maria Antônia.