Publicado em 20/12/2015 - politica - Da Redação
BELO EXEMPLO - 13º SALÁRIO - Em meio a crise econômica que passa o país e os municípios, prefeitos da região deste semanário dão exemplo. Nesta semana, a maioria já pagou o 13º salários dos servidores municipais. Segundo informações da Associação Mineira dos Municípios (AMM), 89% das cidades do Estado estão sem perspectivas financeiras para cumprir com a obrigação. Merece destaque da coluna as cidades de Muzambinho, Guaxupé, Cabo Verde, Botelhos, Conceição da Aparecida, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Guaranésia, Arceburgo, Juruaia, Nova Resende e Monte Belo. Os administradores mostraram que mesmo com o arrojo financeiro e as excessivas obrigações, honraram compromissos com os servidores, pagando o 13º salário.
SEM ABONO - O presidente João Poscidônio adiantou durante entrevista seu posicionamento contrário ao pagamento de um bônus aos servidores da Câmara de Muzambinho neste final de ano, conforme requerimento apresentado. “Não concordo e a minha posição é radicalmente contra”, disse. Argumentou que isto não ocorre na prefeitura e nem nas empresas, justamente pelas dificuldades financeiras. Portanto, avisou que o projeto nem mesmo será colocado em plenário. Isto somente poderá acontecer se for destituído da presidência da Câmara. Ocorre que os demais membros da Mesa Diretora são favoráveis ao pagamento e pretendem retaliar o presidente não assinando o cheque de devolução da sobra financeira ao Executivo, que hoje gira em torno de R$ 150 mil.
DIRETORES DE ESCOLAS - Aconteceu na terça-feira (15), votação para escolha dos diretores e vice-diretores em 3.493 escolas de todo estado. A eleição contou com participação de pais, estudantes e servidores que atuam na escola. Vale destacar que os pré-candidatos passaram por um processo de certificação, uma espécie de pré requisito para o candidato que avalia conhecimento pedagógico e técnico para o desempenho do cargo. Reeleitas em Muzambinho, as professoras Valquíria Magaroto (Escola Salatiel) e Heloísa Magalhães (Cesário Coimbra). Na Escola Salatiel participaram 331 votantes, e Valquiria obteve 309 votos contra 22 brancos e nulos. Já no Cesário Coimbra, foram 194 votantes e Heloísa recebeu 182 votos, sendo que 12 votaram em branco. Vale frisar que elas eram candidatas únicas.
BARRETINHO EM GUAXUPÉ - O presidente do Partido Republicano Brasileiro, de Guaxupé, Marco Antônio Araújo, popularmente conhecido como Barretinho, tem realizado um trabalho de fortalecimento à legenda que representa. Embora um dos mais novos da cidade, o PRB já conta com cerca de trezentos filiados. “O PRB é um partido que está consolidado em Guaxupé, pois temos dois representantes na Câmara, que são o Eurico Tilico e o Odilon Blaqueador, além de nomes muito fortes de pessoas que obtiveram um expressivo número de votos na última eleição”, disse Barreto
Declarado pré-candidato a prefeito, Barretinho tem realizado conversas com lideranças de vários partidos, a fim de formar as alianças para 2016.
DINHEIRO DEVOLVIDO - Nesta semana, a Câmara Municipal de Poços de Caldas devolveu ao Executivo as sobras orçamentárias. Foram R$ 5,7 milhões entregues ao Prefeito e segundo informações, os recursos serão usados para ajudar no pagamento de 13º salário dos servidores da estância turística.
MORO DE FÉRIAS - O implacável juiz Sérgio Moro que comanda a Lava Jato, saiu de férias e só volta no dia 20 de janeiro. Neste período, ele será substituído pela juíza federal Gabriela Hardt (13ª Vara de Curitiba). Nesta ausência fortuita, afinal ninguém é de ferro, tem muita gente escrevendo sua cartinha para o Papai Noel pedindo, pasmem, uma tornozeleira eletrônica. O que se teme é que os correios não deem conta de entregar, a tempo, todas as suas correspondências natalinas.
PRÓXIMO A PRISÃO - Eduardo Cunha está a um passo de ser preso, após a batida da PF aos seus endereços, celulares e assessores. A gigantesca operação explicitou o objetivo das autoridades da Lava Jato: elas estão atrás de um motivo para dar a ordem de prisão do presidente da Câmara Federal por obstrução à Justiça ou até por desacato. Arma-se uma correção exemplar no caso Cunha para demonstração à classe política, o novo alvo da força-tarefa.
LÍDER EM RECLAMAÇÕES - A Caixa Econômica Federal liderou em novembro, pelo quinto mês consecutivo, a lista das instituições com maior volume de reclamações em relação ao tamanho do seu conglomerado. De acordo com o ranking, divulgado na terça-feira (15), pelo Banco Central, o total de pontos recebidos pela Caixa subiu de 11,09 em outubro para 12,57 pontos no mês passado.
(Vagner Alves / com agências)