Publicado em 20/01/2016 - politica - Da Redação
Novos policiais militares, que iniciarão sua formação a partir de julho na Escola de Polícia, reativada no 12º Batalhão da PM em Passos, irão auxiliar no combate à violência no campo. Esse foi o anúncio do Tenente-Coronel Wenceslau durante a reunião realizada na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro, para discutir os crescentes índices de criminalidade na zona rural. A iniciativa do evento foi dos próprios produtores, organizados em comissão para solicitar ajuda à demanda, tendo à frente Darlan Esper Kallas, Tão Porto e Elder Maia.
A reativação da Escola de Polícia foi uma demanda do deputado Cássio Soares para o combate à criminalidade em Passos e região. “Lembrando que serão 90 novos policiais que estarão atuando em nossa cidade durante o curso. Depois de formados, serão alocados na região do Batalhão, o que irá reforçar o policiamento em nossos municípios”, explicou o deputado durante o evento.
A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Passos e contou com as presenças de forças policiais, representadas pelo Tenente-Coronel Wenceslau, comandante interino do 12º BPM; Marcos Pimenta, delegado da Polícia Civil; João Batista de Resende, presidente da Câmara; deputado estadual Cássio Soares; suplente de deputado federal Renato Andrade; demais autoridades políticas; presidente da Associação Comercial de Passos (ACIP), Renatinho Ourives; além de produtores rurais e líderes comunitários. Mais de 100 pessoas estiveram reunidas no Plenário.
O crescente número de crimes na zona rural foi o que motivou o grupo a procurar ajuda das autoridades. Darlan Esper Kallas, ex-vice prefeito de Passos, afirmou que o município possui mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais sem o monitoramento adequado. “Não podemos mais continuar com a insegurança na zona rural da maneira como estamos. Sabemos do trabalho da patrulha rural e da Polícia Civil na apuração dos crimes, mas entendemos que ainda é pouco”, questionou.
Estrutura
O delegado Marcos Pimenta afirmou que as polícias esbarram em um grande problema: falta de estrutura para o trabalho de campo. “Não temos uma viatura com condições de realizar trabalho na zona rural. Porém, o deputado Cássio já se predispôs a conquistar a estrutura. Então, vamos fazer a nossa parte, nos reinventando”, comentou o delegado, em sua fala, garantindo que uma equipe será montada para apurar exclusivamente os crimes cometidos na zona rural. “Vamos fomentar a criação de um grupo específico para esse trabalho. Temos que dar a resposta necessária”, garantiu.
Uma demanda apontada pelos produtores é a instalação de antenas de internet para facilitar o contato com a polícia e um trabalho de rede entre vizinhos. Outra solução seria monitorar os acessos para as localidades rurais.
Em sua fala, o Deputado Cássio Soares destacou que não é possível continuar com a sensação de insegurança na zona rural de Passos da maneira como está e se colocou à disposição para buscar o que for necessário para retroceder estes índices. “Estou junto para buscar solução às demandas apontadas, seja para suprir a falta de viaturas, de efetivo, de estrutura ou qualquer outra necessidade. Essa é mais uma grande batalha que iremos travar contra a criminalidade em nosso município”, finalizou o deputado.
FONTE: ASCOM