Odair e Ministro Pimentel cobram solução para as dívidas do setor cafeeiro

Publicado em 20/11/2013 - politica - Da Redação

O deputado federal e vice-líder do Governo no Congresso, Odair Cunha, e o Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, se uniram na tarde de terça-feira (19/11) para pedir ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, prioridade na busca de uma solução rápida e emergencial para o endividamento do setor cafeeiro no país. Atualmente, o setor enfrenta uma grave crise, com o preço de venda abaixo do custo de produção do grão. “A cada safra o volume de produção aumenta, o preço cai e a situação se agrava. O produtor não tem mais crédito e contraiu dívidas com programas do Governo como o Pronaf”, pontou Cunha.

Segundo o Ministro Pimentel, o sinal vindo da Fazenda é positivo. “O Ministro (Mantega) assumiu o compromisso de priorizar e encaminhar nosso pleito no Conselho Monetário Nacional- CMN”, afirmou ele.  Mantega também é o presidente do CMN, órgão responsável por autorizar, por meio de ato normativo, as suspensões das dívidas e novas condições de negociação para os cafeicultores.

“O que defendemos é a suspensão das dívidas por um prazo de 120 dias e melhores condições de renegociação”, disse Cunha. Para ele, tomar medidas emergenciais para salvar o setor é dar novo folego para os produtores e assinalar para o mercado externo que existe política do café no Brasil.

Fonte: ASCOM