Panorama discute destinação de resíduos sólidos e lixões

Publicado em 13/05/2014 - politica - Da Redação

Programa da TV Assembleia vai ao ar na quarta-feira (14). Na quinta (15), o tema enfocado será a segurança pública.

O Panorama da quarta-feira (14/5/14) aborda a rede de responsabilidade em torno da grande quantidade de lixo que as pessoas produzem. Segundo o IBGE, cada brasileiro gera, diariamente, em torno de 1 quilo de lixo. O programa da TV Assembleia recebe Jacqueline Rutkowski, que é doutora em engenharia de produção e consultora na área de sustentabilidade, e Francisco Pinto da Fonseca, gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O programa vai ao ar às 8h30, com reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã.

Entre os temas abordados, está a previsão do fim dos lixões em agosto de 2014, além da necessidade de instalação de aterros sanitários para receber somente o lixo que não puder ser reaproveitado de forma alguma. O representante da Feam apresenta o mapa do lixo em Minas e esclarece como funciona o programa do Governo de Minas de apoio aos municípios para a gestão correta dos resíduos. Ele alerta, no entanto, que a preocupação não deve ser só com a destinação correta, mas, também, com a menor geração de lixo.

Segundo a pesquisadora, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu prazos, mas vários conceitos, como o fim dos lixões, já constavam em outras legislações. Jacqueline Rutkowski alerta para o conceito de compartilhamento de responsabilidades e mostra ações que o cidadão pode exigir do poder público e do meio produtivo.

Segurança pública – Na quinta-feira (15/5/14), o Panorama explica como se faz a segurança pública no Brasil. O programa fala das responsabilidades dos governos federal, estaduais e municipais, além do impacto de leis e da atuação do Judiciário nos índices da criminalidade que têm desafiado autoridades e assustado os cidadãos. O programa estreia às 8h30, com reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã.

Os convidados são o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas, Luis Flávio Sapori, e o advogado criminalista José Bernardo de Assis Júnior, membro do Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA ALMG