Para Mosconi acidentes em estradas é caso de saúde pública

Publicado em 07/04/2010 - politica - Assessoria de Comunicação

982_34O deputado estadual, Carlos Mosconi, disse na terça-feira (6) em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que considera um problema de saúde pública a quantidade de acidentes e mortes nas estradas mineiras ocorridos no feriado de Semana Santa.  O parlamentar quer a Comissão de Saúde, a qual é presidente, debatendo com urgência o assunto.
Foi o final de semana mais violento nas estradas mineiras dos últimos cinco anos. Foram 59 mortes, 195% a mais em relação ao mesmo feriado no ano passado, quando ocorreram 20 óbitos. Nas estradas estaduais morreram este ano 32 pessoas, contra sete registradas no mesmo período em 2009. Nas rodovias federais foram 13 mortes no ano passado e 27 em 2010.
Mosconi comparou a situação em Minas Gerais, onde ocorreram 320 acidentes na Semana Santa, a uma epidemia. O deputado pediu ações do poder público e, num paralelo com o surto de dengue, citou as quatro mortes ocasionadas pela doença nos primeiros três meses de 2010. “Enquanto isso, em apenas três dias nas estradas mineiras foram ceifadas 59 vidas, enfatizou.
Mosconi avalia que as más condições das estradas, principalmente federais, contribuíram para o aumento do número de vítimas, porque faltam sinalização e manutenção adequada. Segundo o parlamentar, as chuvas dos últimos dias, excesso de velocidade e a imprudência dos motoristas são causas prováveis dos acidentes.

MAIS RADARES
O governador, Antônio Anastasia, na primeira reunião com o secretariado na segunda-feira (5) também citou o número de acidentes do final de semana nas estradas mineiras e pediu ações urgentes, entre elas a localização de radares em diversos pontos para maior controle da velocidade dos veículos.