Publicado em 09/08/2013 - politica - Da Redação
Debate público na Comissão de Política Agropecuária também abordará experiência das Escolas Famílias Agrícolas.
A reunião, a requerimento dos deputados Rogério Correia e Almir Paraca (ambos do PT), também visa a homenagear os 15 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e os 20 anos da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa).
De acordo com Correia, a importância desse modelo educacional reside no fato de que ele é moldado a partir da história, da cultura, das tradições e da vivência cotidiana da gente do campo. Ao mesmo tempo, é “formulada e reformulada de maneira permanente no fazer diário das comunidades rurais e na produção e troca, dentro do ambiente escolar, de experiências e saberes próprios à vida prática da população campesina”.
Ainda de acordo com o parlamentar, a educação do campo destina-se a garantir aos estudantes, seus familiares e comunidades não só o acesso ao ensino formal regular, “mas que eles vivam, reproduzam e gerem conhecimentos sempre segundo suas culturas e necessidades específicas. Permitindo a manutenção de um modo próprio de estar e de ocupar um lugar no mundo e na vida – o do trabalhador e da trabalhadora do campo”.
Fonte: ASCOM / ALMG