
A região do Sul de Minas vai sediar, na quarta-feira (13/06), o Ciclo de Debates da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) “Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito”. O encontro será em Poços de Caldas e vai reunir diversas autoridades, entidades e sociedade civil. Com início previsto para às 8h30, o evento será no Teart Maison (Rua Paraíba, 256 – Centro), e deve se estender até às 17 horas.
Entre os objetivos estão difundir a realidade da violência no trânsito; apresentar o impacto desses acidentes na vida das famílias e no sistema público de saúde e previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular agentes públicos para a adoção de medidas visando à redução das mortes e do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização.
“Precisamos diminuir os acidentes de trânsito no Brasil. Para isso, é necessário uma conscientização das pessoas. O veículo deve ser tratado como meio de transporte e não como uma arma letal”, disse o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), que é um dos coordenadores do evento.
Números. De acordo com o Ministério da Saúde, são 40.610 mortes por ano, ou 103 por dia. As internações por acidentes chegam a 339 diariamente. Cerca de 1/3 dos recursos do SUS vai para o tratamento de pessoas acidentadas no trânsito.
Segundo a Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), de 2009 até maio de 2012, já foram gastos pelos governos R$ 89 bilhões no tratamento médico de acidentados. O valor seria suficiente para comprar 763 mil ambulâncias ou construir 1.781 hospitais de reabilitação.
Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a 18ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, situada em Poços de Caldas, registrou 29 acidentes em rodovias estaduais e federais próximas à cidade.
Organização. Cinco comissões permanentes da ALMG participam da coordenação do evento: Comissão de Segurança Pública; de Saúde; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Educação, Ciência e Tecnologia; e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.
Até agora, já foram realizados dois encontros regionais: um em Betim e outro em Governador Valadares. Além do evento de Poços, haverá em Montes Claros (15/6); Uberlândia (22/6); Juiz de Fora (25/6); Ibiá (26/6); Divinópolis (28/6); e Belo Horizonte (5/7).
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)