Prefeito de Arceburgo relata que conclui mandatos com “chave de ouro”

Publicado em 22/06/2012 - politica - Da Redação

O prefeito Antônio Roberto da Costa, “Toninho da Bolsa”, relatou com otimismo que encerra sua administração de dois mandatos (2005 a 2012) com chave de ouro. Ressaltou que durante os oito anos de governo municipal dedicou parte de sua vida em prol da cidade, buscando melhorias em todos os setores e proporcionando mais qualidade de vida à população arceburguense. O município vive a tradicional Festa de São João Batista, sendo que neste dia 24 também é comemorado os 119 anos de fundação de Arceburgo.
MISSÃO CUMPRIDA E 100% DE RUAS PAVIMENTADAS
Toninho da Bolsa afirmou que conclui o último ano do segundo mandato com a concretização de todas as realizações programadas, além de outras que não constavam do plano de governo. Em 2012, apesar das dificuldades financeiras devido aos poucos recursos do governos estadual e federal, o município alcançou um índice positivo na arrecadação de ICMS. Com isso, possibilitando a realização de diversas obras com recursos próprios, principalmente na área de pavimentação. Lembra que ao assumir o mandato, Arceburgo tinha em torno de 100 mil metros quadrados de ruas pavimentadas e 80 mil metros quadrados sem pavimentação. Neste final de mandato, 100% das ruas estão pavimentadas, contando ainda a melhoria nos novos bairros Santa Terezinha e Nova Arceburgo, significando mais 50 mil metros quadrados. Assim, com o total de 230 mil metros quadrados, entende que a administração realizou quase o dobro de toda história do município.

AVANÇOS NA ÁREA HABITACIONAL

Na área habitacional, a administração municipal construiu inicialmente um conjunto de 132 residências e depois de 50 unidades. Agora, está sendo preparado um novo loteamento para mais 80 unidades, devendo contar com a infra-estrutura e documentação pronta até o final do mandato. Da mesma forma, somando todos os conjuntos habitacionais anteriormente existentes, a administração atual fez mais que o dobro na área habitacional. O prefeito destacou e valorizou a parceria com a Cohab/MG.

SAÚDE TOTALMENTE ORGANIZADA E MODERNIZADA
Na área da saúde, a administração municipal promoveu a reinauguração da maternidade. Ampliou e modernizou o hospital municipal. E ainda implantou a Farmácia Básica, 03 unidade do PSF – Programa Saúde da Família, reformando todas as demais unidades de saúde como posto de vacinação e posto de consulta médica. Por fim, viabilizou a contratação de médicos especialistas e demais competentes que hoje contribuem para que a saúde do município esteja num patamar tão positivo em comparação com os demais municípios.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E APOIO AOS PROFESSORES
Segundo o prefeito, o setor de educação sempre foi considerado bastante positivo em Arceburgo. Porém, uma das primeiras preocupações da administração municipal foi a educação infantil. Toninho lembra que na primeira visita feita à creche municipal conferiu o atendimento a 37 crianças, num total de 50 matriculadas. Assim, percebeu que algo não estava funcionando de forma adequada. Considera que a educação infantil é fundamental para a preparação para o futuro. Diante a situação, buscando um espaço mais amplo. O governo municipal inicialmente firmou uma parceria com a LBV, mudando o local que antes era muito rudimentar. Na nova casa, o atendimento foi ampliado para 120 crianças. Posteriormente, foram viabilizados recursos junto ao governo federal que possibilitou a construção de uma nova escola, que hoje atende a 350 crianças. Também foi implantada uma “filial”, viabilizando o atendimento para mais 80 crianças. Portanto, atualmente a educação infantil municipal proporciona um atendimento de qualidade para um total de 430 crianças. “Não existe uma criança fora da escola no município de Arceburgo”, garantiu.
Ainda na área da educação, a atual administração promoveu a capacitação de professores com cursos de mestrado e pós graduação. Os alunos passaram a ser atendidos com uma alimentação balanceada por nutricionista. Na merenda escolar do município é servido o peixe, queijo, além de toda variedade de verduras e frutas.
Neste momento, por exemplo, está sendo uma parceria com a UNIARARAS, buscando a implantação de dois cursos superiores, com carga de 20 horas semanais, atendendo 50 alunos totalmente custeados pela prefeitura.

INTENSO TRABALHO EM PROL DO MEIO AMBIENTE
A atual administração criou uma Secretaria específica para o meio ambiente. Com isso, possibilitando o tratamento de cada setor da área urbana, totalizando 27 praças construídas. Também promoveu a recuperação da mata ciliar ao longo do Rio da Onça, que corta o município, além da recuperação de minas. Outra iniciativa foi o reflorestamento às margens da rodovia que liga Arceburgo/MG a Mococa/SP, comprovando a preocupação com a mata atlântica. A preocupação com os jardins fez com que Arceburgo passasse a ser conhecida como a “cidade do beija-flor”.

INOVAÇÃO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ainda no atual governo foi criada a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo é proporcionar um atendimento educativo, visando minimizar os problemas sociais no município. Para tanto, foi implantado um Centro de Inclusão Social, com oferecimento de diversos cursos profissionais para jovens e adultos. E ainda cursos em outras áreas como música e pintura.

ESPORTE LOCAL COM NÍVEL ELEVADO

Também merece destaque o trabalho na área do esporte. O prefeito lembra que quando assumiu o mandato, a cidade contava com um ginásio poliesportivo. Hoje, são cinco ginásios poliesportivos que atendem a comunidade como um todo. Além disso, o município não participava dos Jogos da AMOG. Em 2011, a cidade foi vice-campeã dos jogos realizados em Botelhos, superando cidades com população e nível financeiro maiores. “Estamos muito tem em todos os setores do esporte”, disse o prefeito. Segundo ele, o nível é elevado em diversas modalidades esportivas. Atualmente, o município conta com aproximadamente 120 atletas participando dos Jogos da AMOG que acontecem em Muzambinho.

OBRAS CONCLUÍDAS E CONSERVADAS

O prefeito considera que a próxima administração municipal não precisa se preocupar com obras. Isto porque o atual governo, além dos ginásios poliesportivos, está construindo quadras de futebol society em todos os bairros do município. Também construiu escolas em todos os setores. Pretende ainda construir uma nova escola, sendo que já existe projeto de obra na Vila Santa Terezinha com recursos do governo federal. Na área da saúde, as obras estão totalmente concluídas e conservadas. Também foi construída uma rodoviária. “Estamos entregando uma cidade pronta e 100% atendida em todos os setores”, disse.

EVENTOS E TOMBAMENTOS HISTÓRICOS
Na área de lazer e cultura, também relatou tombamentos efetuados. Relatou o tombamento da tradicional Festa de São João Batista, que hoje pertence ao patrimônio histórico do município. Hoje, a prefeitura arca com quase 100% dos custos da quermesse, cavalhada, trilha de motos e toda parte artística. Sempre é colocado algo a mais para valorizar o município. No dia 24/06, com show pirotécnico, a expectativa é que a cidade receba em torno de 15 mil pessoas. Portanto, a festa já faz parte do calendário de eventos da região.

NOVAS INDÚSTRIAS: PRÓXIMO DO DESEMPREGO ZERO

O distrito industrial foi ampliado. Além das empresas que já faziam parte do projeto, outras duas foram instaladas. Agora, mais oito empresas do estado de São Paulo deverão estar buscando instalação no município. A administração adquiriu uma área, que está recebendo a pavimentação das ruas e iluminação. A expectativa é que o próximo governo conclua o projeto. Com isso, possibilitando o desemprego zero no município nos próximos anos. Atualmente, Arceburgo conta com um dos menores índices de desemprego do Brasil, em torno de 1,8%. com as novas empresas, a intenção é que o índice fique próximo a zero.

VALORIZAÇÃO DO SECRETARIADO E SERVIDORES
Toninho voltou a manifestar seu sentimento de dever cumprido. Ao mesmo tempo, declarou sua gratidão e felicidade por ter participado do projeto. Oriundo da iniciativa privada, confessou que tinha medo da iniciativa pública, bem como da fama negativa dos políticos e morosidade existente no setor público. Agora, entende que seu governo foi extremamente positivo, considerando o resultado animador. Neste aspecto, valorizou a equipe de governo, principalmente o secretariado. “São pessoas profissionais, competentes e comprometidos com a administração e com o município. Não tem nenhuma participação política com partidos”, falou. Além disso, destacou a motivação dos servidores públicos em todos os departamentos. Todos trabalham alegres e com entusiasmo. A administração concedeu aumento salarial em todos os anos, sempre com índice acima da inflação. Também foi implantada a cesta básica, uniforme, cursos profissionalizantes e todas as condições necessárias para a preparação do funcionalismo público.

COBRANDO MAIOR DEDICAÇÃO DA CÂMARA
Sobre o relacionamento com o Poder Legislativo, o chefe do executivo afirmou que foi cordial. Porém, manifestou seu desejo de que os vereadores do próximo mandato tenham um maior comprometimento para com a cidade. Reconhece que Executivo e Legislativo são dois poderes distintos, mas entende que os vereadores devem estar voltados para o desenvolvimento do município e seu povo. Lembrou que os vereadores passarão a receber um subsídio de R$ 3.200,00 para duas reuniões mensais, cobrando uma maior dedicação e harmonia com o prefeito. Por fim, aconselhou que a população tenha sabedoria nas eleições, observando os candidatos que tem capacidade e interesse de ajudar Arceburgo.

FORA DA POLÍTICA NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS
Indagado sobre o futuro político, Toninho da Bolsa confessou que não se preocupou em preparar um sucessor. Até porque entende que tudo depende das pessoas desejarem ajudar e estarem disposta a participar, estando envolvidas no processo político. Mas confessou que está preocupado diante dos candidatos que despontam na cidade. “Diria que nenhum deles terá o meu apoio”, disse. Com isso, avisou que deverá ficar fora da vida política nos próximos quatro anos. Estará sempre à disposição para ajudar no que for necessário, mas de forma indireta. Mas não prefere fazer previsão sobre do futuro político, podendo pensar numa carreira maior ou em outra cidade. Neste contexto, destacou a sua ligação com a cidade de Mococa/SP, onde conta com prestígio e apoio de lideranças.

GRATIDÃO E CRESCIMENTO PESSOAL
Finalizando, Toninho agradeceu a Deus pela força recebido no trabalho executado nos últimos oito anos. Voltou a agradecer a parceria e contribuição do secretariado e funcionalismo público. “Estou enxergando um futuro promissor para Arceburgo tendo em vista os caminhos que foram trilhados e as portas que se abriram para o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, disse. Espera que os próximos governantes tenham o carinho necessário, deixando de lado o aspecto político, sempre pensando na cidade e população. Disse que a experiência vivida foi um crescimento pessoal muito grande, confiando que a retribuição é certa em outra dimensão. “Foi uma dedicação de 24 horas por dia durante oito anos. Arceburgo é tudo prá mim e aqui ficarei até o final dos meus dias”, finalizou.