Prefeito de Ibiraci quer aumentar percentual no fundo de participação dos municípios

Publicado em 29/09/2017 - politica - Da Redação

Prefeito de Ibiraci quer aumentar percentual no fundo de participação dos municípios

Acompanhado do prefeito de Ibiraci, Toninho Garcia, e do vice-prefeito Alvim, o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) foi recebido em audiência na quarta-feira (27/09/17) pelo Chefe em Exercício da Unidade Estadual do IBGE, em Minas, Humberto Campos Moreira. Participaram da reunião o Chefe do Setor de Base Territorial, Luiz Otávio Sábato; a supervisora de Disseminação de Informações, Luciene Longo, e o assessor da Unidade Estadual, Otávio Filgueiras.

O objetivo da reunião foi solicitar que seja revista a atualização estimada anual da população do município publicada no último dia 30 de agosto. O prefeito Toninho e o vice Alvim afirmam que Ibiraci tem pelo menos 10 habitantes a mais do que os 13.575 contados pelo IBGE.

De acordo com o prefeito Toninho, a existência de mais 10 cidadãos ibiracienses aumentaria o percentual do município no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que passaria de 0,8 para 1,0%. O FPM é responsável pelo repasse constitucional de recursos do tesouro nacional: “Isso significa um aumento de quase 2 milhões de reais no caixa da prefeitura. Com esse dinheiro podemos fazer muitas obras”, justificou.

O deputado Arantes apoiou o prefeito Toninho: “Estive na semana passada em Ibiraci e vi que há um deficit habitacional na cidade de quase mil residências. Ou seja: tem muita gente precisando de casa pra morar. Isso significa que a população cresceu, porque tem uma nova e gigantesca empresa de distribuição de energia de Belo Monte sendo construída. Isso atraiu gente do país inteiro e muitos deles passaram a morar na cidade. O IBGE precisa readequar essa estimativa”, afirmou.

Além disso, o prefeito Toninho alegou que uma parte do território rural do município não foi recenseada em 2010: “Temos provas de que os recenseadores confundiram a divisa do nosso município com a de Claraval e a de Cássia. Eles não consideraram como ibiracienses os que moram nessa área”, explicou.

Diante dos fatos apresentados e da solicitação feita, o chefe em Exercício da Unidade Estadual do IBGE, Humberto Campos Moreira, ficou de analisar os dados coletados pelo Instituto.

IBIRACI 

Localizado há 450 quilômetros de Belo Horizonte, o município de Ibiraci tem um orçamento previsto para este ano de 36 milhões de reais. Quase metade desse dinheiro vem da arrecadação de ICMS proveniente da Usina Hidrelétrica de Peixoto, que pertence a Furnas Centrais Elétricas. O FPM contribui com cerca de 9 milhões reais da receita e representa a segunda maior fonte de arrecadação municipal.

Texto e fotos: JC Junot / Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes