Publicado em 04/10/2013 - politica - Da Redação
Um site lançado recentemente tem como objetivo avaliar as ações dos parlamentares na Câmara Federal. Nele o deputado federal Renato Andrade (PP-MG) ocupa as primeiras posições, chegando mesmo a liderar em uma das divulgações, ficando em primeiro lugar com 389 pontos. “Somos um ranking que compara políticos de todo o Brasil. Classificamos os legisladores do melhor para o pior. Sabemos que existe uma enorme quantidade de corruptos e incompetentes na política brasileira.
No entanto, se votarmos em massa nos melhores (ou menos piores), incentivaremos uma melhoria no panorama político do Brasil. Nossa meta é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor. Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não somos filiados a nenhum partido político ou grupo de interesse.”, afirmam os organizadores do ranking, Alexandre e Renato, dois administradores de empresa,que explicam que não aceitam patrocínios e mantém o site com recursos próprios (www.politicos,org,br).
Eles informam que para a formação do ranking cada político inicia com 200 pontos, que podem aumentar ou diminuir, dependendo das informações que são obtidas a respeito dele. Os critérios levam em conta presença nas sessões (com menos de 10% ganha pontos e com mais de 10% perde); privilégios (os que gastam acima da media perdem 10 pontos e os que gastam abaixo da média ganham 10 pontos), processos judiciais (menção a crimes graves, perda de 20 pontos; divulgação na mídia, perda de 20 pontos e condenados, perda de 40 pontos).Quem tem formação universitária contabiliza 5 pontos a favor, e as mudanças partidárias ou não somam ou perdem pontos. Se o parlamentar permanece no partido em que foi eleito ganha 3 pontos. Se mudar perde 5. Da mesma forma as filiações partidárias penalizam o político. Se ficar em um partido ganha 5 pontos. Duas filiações não contabiliza nem a favor nem contra. Se tiver filiação em 3 partidos perde 5 pontos, em quatro, perde 10 e em cinco, perde 15.
Os projetos de leis e leis também são pontuados de -20 a +20, de acordo com a análise de sua importância. Para esta análise são levadas em conta se as leis propostas contribuem para a diminuição dos gastos públicos, se incentiva a livre iniciativa e o regime de livres mercado; se contribui para a consolidação dos direitos humanos e dos cidadãos, se estimula o combate a corrupção; se preconiza a eficiência do serviço público;preserva a liberdade de expressão e informação; se incentiva o controle social.
Os organizadores afirmam que não entram em temas considerados de fórum íntimo, como aborto e casamentos gays e destacam que não têm nenhuma ligação partidária, além disso, explicam que o ranking está sempre em evolução.
O Ranking de Renato Andrade
O deputado federal Renato Andrade obteve a primeira colocação somando aos 200 pontos iniciais, outros 189, assim distribuídos: presença nas sessões, 18 pontos; privilégios 51; mentirômetro, 0; processos judiciais, 0; outros, 3 e qualidade legislativa, 125. O ranking sofre alterações frequentemente.

Fonte: ASCOM