Publicado em 03/05/2013 - politica - Da Redação
O secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares visitou os bairros que receberão intervenções do Programa Travessia em Passos. Cássio esteve acompanhado da subsecretária de Projetos Especiais de Promoção Social, Maria Albanita Roberta de Lima, e do vereador Alex Bueno (PSD). Cássio mostrou a realidade daqueles moradores e quais serão as intervenções feitas nos locais.
Foram visitados, moradores da Rua Imaculada Conceição (Valinho), do bairro Novo Horizonte e da “Rocinha”, no bairro São Francisco. Além disso, estiveram na ONG Deus Proverá, instalada na Rua Imaculada Conceição. “É um trabalho incrível que realizam. Acredito que assim fica mais fácil a recuperação das comunidades através do Travessia, principalmente no investimento em cursos profissionalizantes”, afirmou a subsecretária durante a visita.
Moradores abordados pela comitiva do secretário questionaram do que chamam de descaso por parte do poder público. “Vamos mudar a realidade de todos vocês, dando melhores condições para que tenham moradias dignas e um futuro melhor”, garantiu Cássio Soares.
Ao todo serão R$ 2 milhões em investimentos do Travessia em Passos para melhorias habitacionais, construção de banheiros adequados com água quente e criação de curso profissionalizante para os adultos que querem estudar, além de incentivos para as famílias que têm crianças com idade escolar, e que não estão na escola, retorne aos estudos. “Quem merece tudo isso é o povo, e eu como homem público quero trabalhar para este povo que já é muito sofrido”, ressalta Cássio.
Pesquisa
Uma pesquisa social, chamada de Porta a Porta já foi realizada no município no final do ano passado, que ofereceu um diagnóstico relativo às privações em educação, saúde e padrão de vida para direcionar as ações do Programa Travessia. No total foram 1.609 residências visitadas pela pesquisa em Passos. Delas, foi constatado que 52 não possuem água potável e 10 estão sem energia elétrica. Outras, não possuem sequer banheiro ou bens domésticos básicos necessários, como geladeiras, fogões, entre outros. “As planilhas de atendimento estão sendo feitas e, em breve, as intervenções devem ser iniciadas. Esse é um programa que tem o objetivo claro de melhorar as condições de vida da população, promovendo a dignidade, principalmente àquelas comunidades com privações sociais”, ressalta Cássio.
O Programa Travessia, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social, por meio da articulação e integração do planejamento, execução e acompanhamento das políticas públicas, principalmente estaduais, com foco no território.
ASCOM