Afirmação foi confirmada em audiência agendada pelo deputado Antônio Carlos Arantes
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), ao lado do prefeito de Itaú de Minas Jorge Lopes de Morais (PSDB) e seu chefe de gabinete Donizete Bárbara, esteve reunido na segunda, 17, em BH com o secretário de Estado de Defesa Social Lafayette de Andrada (PSDB) para mais uma vez cobrar a presença de um delegado para o município. A violência na cidade tem crescido em Itaú de Minas, inclusive, com registro de assassinatos, fato antes muito raro. O parlamentar ponderou ao secretário que já esteve nos comandos da PM, da Polícia Civil, da própria Secretaria e até da delegacia regional de Passos para pedir ações que pudessem combater a criminalidade no município.

“Estivemos já reunidos para tratar deste assunto ao lado também dos vereadores Oberdan Faria, Geovan dos Santos e Gilson Luiz e no momento o delegado de Passos tem se deslocado para lá para minimizar a falta de um profissional para cuidar dos inquéritos policiais”, explicou Arantes. O secretário enalteceu a força de trabalho de Arantes para respondê-lo. “Vocês estão ao lado de um deputado trabalhador, por isto, o pedido dele tem que ser levado com muito carinho. Vamos buscar uma solução para este problema”. Apesar de reconhecer que há falta de carência de delegados em algumas cidades do Estado, Lafayette se comprometeu a resolver de vez este impasse. “O caso de Itaú de Minas realmente merece a nossa atenção especial também pela sua localização perto da divisa com o Estado de São Paulo”, explicou.
O prefeito Jorge Lopes falou que Antônio Carlos tem se esforçado para minimizar o problema da violência na cidade e na região. “É um deputado sempre presente, que tem atendido as nossas solicitações e todas às vezes que fomos nos reunir para tratar da violência em nossa cidade, ele estava junto”, ponderou.
Antônio Carlos expôs que o secretário foi muito solícito. “Estamos esperançosos que desta vez teremos alguma solução mais definitiva para este problema da falta de delegados na cidade”. Atualmente o delegado que atende as necessidades de Itaú de Minas pertence à comarca de Pratápolis. “A cidade de Itaú de Minas duplicou a sua população, está às margens da MG 050, está em uma localização estratégica para saídas para o Estado de São Paulo para as cidades de Franca e Ribeirão Preto e é corredor de tráfico de drogas, por isto, estamos insistindo nesta solução”, justificou o deputado.
Arantes, que mostrou ao secretário, reportagens da Folha da Manhã, sobre a violência em Passos, maior município da região e vizinha a Itaú de Minas, selecionou a Lafayette matérias como a morte de um taxistaitauense e a fuga de fugitivos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). “Temos que combater de maneira firme esta violência em Passos também, porque se conseguirmos controlar esta criminalidade por lá, toda a região, inclusive Itaú de Minas, sentirá reflexos positivos”.