Publicado em 15/04/2015 - politica - Da Redação
Em Muzambinho: Odair Cunha entrega caminhões e visita escola estadual.
O Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, esteve na sexta-feira, 10/04, em Muzambinho na entrega de dois caminhões caçamba.
Os veículos destinados à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente irão ajudar a cascalhar 2 mil Km de estradas rurais do município.
O evento realizado na Câmara Municipal contou com a participação do prefeito Ivan de Freitas, do deputado estadual Emidinho Madeira, do vice-prefeito Roosevelt Pereira de Paula, do presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Poscidônio, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Maria Montanari, além de lideranças locais e da cidade vizinha de Juruaia.
Após a entrega, o Secretário de Governo, acompanhado do prefeito e do deputado Emidinho Madeira, visitou a Escola Estadual Cesário Coimbra, que não possui auditório, sala de professores e enfrenta problemas de infiltração, buracos na parede, portas, janelas e vidros quebrados.
A realidade da instituição vai ao encontro dos dados apresentados pelo levantamento realizado nos primeiros 90 dias do governo de Fernando Pimentel. De 3,6 mil escolas apenas 26% delas estão em boas condições, as demais carecem de alguma instalação, como: bibliotecas, refeitórios, laboratórios de informática, banheiros em bom estado, pátios, quadras poliesportivas, cozinha e despensa.
Apesar das dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos alunos e professores da Escola Estadual Cesário Coimbra, a instituição vem sendo motivo de orgulho para Minas Gerais. Em 2014, a equipe de Handebol feminino da escola conquistou, em nível nacional, a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude e, no mesmo ano, o aluno Hugo Salomão foi campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Em outras escolas a situação chega a ser pior e a falta de boa estrutura se reflete no aprendizado. Os dados da Secretaria de Estado de Educação apontam que cerca de 14% dos jovens mineiros de 15 a 17 anos, faixa etária considerada ideal para cursar as séries do Ensino Médio, estão fora da escola. Entre os que permanecem nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série e ainda estão cursando o Ensino Fundamental. Dos que estão no Ensino Médio, 96% dos alunos da rede estadual não sabem o recomendado em matemática e 64% não aprenderam o mínimo exigido em língua portuguesa.
Durante a visita, o secretário Odair Cunha falou do esforço do governador Fernando Pimentel para mudar a realidade da educação em Minas com a valorização dos educadores, modernização do currículo escolar, aproximação das escolas com os cursos de qualificação profissional, entre outras ações, que estão em fase de planejamento. "Estamos trabalhando para começar a mudar a realidade da educação em Minas. Valorização dos professores e condições dignas de aprendizado são prioridades do nosso governo", afirmou Odair Cunha.
Em Guaxupé: ações do Governo do Estado na cafeicultura é pauta em visita à Cooxupé
O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, reforçou, nesta sexta-feira (10/4), em visita às instalações da nova unidade industrial de torrefação de café da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), o compromisso do governador Fernando Pimentel de trabalhar pelo fortalecimento ainda maior da cafeicultura mineira. “Queremos que o Governo do Estado esteja sempre e cada vez mais próximo de iniciativas que valorizem o produto mineiro”, disse.
O secretário foi recebido pelo presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, pelo vice-presidente, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e pelo presidente do Sindicato Rural do município, Mário Guilherme (Maé). O deputado estadual Emidinho Madeira, vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, também participou da visita.
A Cooxupé é atualmente a maior Cooperativa de cafeicultores do mundo, possui mais de 12 mil cooperados, sendo que 84% são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. Recebe café produzido em mais de 200 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2013, a Cooxupé foi a segunda empresa exportadora do agronegócio mineiro, ficando atrás somente da Cenibra Nipo Brasileira, exportadora de celulose.
Minas Gerais é responsável por 51,5% da produção nacional do café. Nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas estão concentrados 44,73% da produção estadual. O café é o principal produto na exportação de agronegócios, que de janeiro a março deste ano totalizou US$ 1,8 bilhão e crescimento de 16,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
FONTE: ASCOM