Publicado em 30/09/2014 - politica - Da Redação
No último debate entre os candidatos a governador de Minas Gerais, que acontece na noite desta terça-feira (30), na TV Globo Minas, os candidatos mais bem colocados nas pesquisas, Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), adotarão posturas diferentes. Pimenta deve reforçar a tática de colar seu nome no do senador Aécio Neves, candidato à Presidência da República, que apresentou crescimento nas últimas pesquisas. Já Pimentel vai focar em apresentar propostas.
Para Nárcio, apesar de Pimentel liderar em todas as pesquisas, o quadro ainda é indefinido. “Acho que a campanha está vivendo o drama da indefinição do eleitor, estamos a alguns dias das eleições e nossos levantamentos internos apontam que ainda temos 38% de indecisos ou que declaram voto branco ou nulo. Este é um quadro inédito na historia das eleições no Brasil”, diz.
Além dos indecisos, a campanha tucana ainda conta que o eleitor está confuso com os nomes Pimenta e Pimentel e irá se decidir pelo tucano na última hora. “Tem esse percentual de indecisos e ainda a confusão que é feita entre os nomes, principalmente no interior. Tem gente que acha que o Pimentel é o candidato do Aécio e o Pimenta vem patinando por ser ainda desconhecido para muitos eleitores. Esse é um quadro eleitoral em que o eleitor não prestou atenção na disputa para governador, talvez até pela morte do Eduardo Campos, que desencadeou um processo emocional e direcionou o foco para a disputa nacional”, avalia.
Já o presidente do PT mineiro, deputado federal Odair Cunha, considera o debate a poucos dias das eleições ainda mais importante, porque o eleitor está mais atento à disputa. Segundo ele, a expectativa é de um confronto de “bom nível, sem baixarias”.
“A nossa candidatura é propositiva, que apresenta seu programa e suas propostas para Minas Gerais e não cai em provocação. Esse tipo de pancadaria que eles (PSDB) têm promovido é puro desespero porque a cada dia que passa consolida ainda mais a candidatura do Pimentel”, diz. O PT trabalha com o número de indecisos que tem sido indicado pelas pesquisas oficiais, em torno de 20%. “Não é muito, considerando que historicamente eles se dividem na proporção da intenção de voto dos candidatos”, diz.
Regras do embate na Globo
O debate da TV Globo Minas entre os candidatos a governador está previsto para começar depois da novela das 9h. Estarão no estúdio os candidatos Tarcísio Delgado (PSB), Fernando Pimentel (PT), Fidélis (PSOL) e Pimenta da Veiga (PSDB).
Conforme a lei eleitoral, foram convidados para o debate os candidatos de partidos ou coligações com representação na Câmara Federal.
O debate terá três blocos e será baseado em perguntas entre os candidatos.
Fonte: Aline Louise - Hoje em Dia