Publicado em 21/05/2017 - politica - Da Redação
O prefeito Valdevino de Souza (PSD) administra o município de Monte Belo pelo terceiro mandato. Na última semana, o chefe do Executivo atendeu a reportagem e falou sobre o início de governo, numa realidade bastante diferenciada dos períodos anteriores. Revelou que preocupação inicial de organização dos atos e órgãos da administração municipal. “Estamos tomando pé das coisas para depois poder fazer o que o município precisa e de uma forma organizada”, disse. Ao mesmo tempo, estão sendo executadas as ações básicas e de manutenção dos serviços, principalmente com a recuperação e conservação das estradas rurais.
SITUAÇÃO ENCONTRADA
Valdevino de Souza revelou ter recebido a prefeitura sem recursos financeiros, ao contrário da alegação de transferência em torno de R$ 2 milhões pela administração anterior. Esclareceu, então, que trata-se da verba “repatriação” e repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) no dia 29 de dezembro. Mas o atual governo pagou logo no mês de janeiro o montante em torno de R$ 700 mil em salários e férias dos professores.
Neste contexto de crise econômica nacional, o prefeito relata todo esforço no sentido de economia em todos os setores. Uma das medidas mais drásticas, considera bastante polêmica, foi a não realização do carnaval. Desta forma, economizando o dinheiro público e possibilitando sua aplicação em setores como a educação e saúde. Estas áreas, segundo o prefeito, também estão em fase de organização, para depois ser possível “deslanchar” nas ações.
Valdevino também esclareceu polêmica envolvendo a transferência de alunos de série estadual de escola do município no Distrito de Santa Cruz da Aparecida para uma escola na cidade de Monte Belo. Explicou que, mesmo oferecendo o transporte, a medida gerou economia para o município.
ATENÇÃO NOS DISTRITOS
O prefeito confirma uma atenção diferenciada ao Distrito de Santa Cruz da Aparecida. Isto nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, inclusive com asfaltamento e outros projetos. Assim, a atual administração tem interesse em fazer o máximo possível pela população da localidade. O mesmo vai ocorrer com relação ao Distrito de Juréia, considerando também o seu potencial turístico. O trabalho deverá atender, não só a sede dos dois distritos, como também os bairros rurais vizinhos. Na Santa Cruz, por exemplo, citou o bairro Palmital dos Costas, onde será implantado trabalho de atendimento e entretenimento.
CUIDADOS COM A ZONA RURAL
Com a experiência de mandatos anteriores, Valdevino afirmou ser possível cuidar bem das estradas rurais do município. O maquinário é velho, sempre apresentando problemas, situação que será superada através da vontade de realizar ações em prol dos moradores da zona rural. A ação será conjunta, envolvendo o setor de estradas, limpeza pública e outras áreas.
REFORMA DA PISCINA
As obras foram executadas, restando algumas ações e a colocação do local em pleno funcionamento. O prefeito explica que recebeu apenas a reforma da piscina. Cabe à atual administração concluir a reforma, sendo que o local não conta com vestiário e as quadras estão em condições inadequadas. Enquanto isto não acontecer, a piscina não poderá ser liberada para utilização. A expectativa é que as obras sejam concluídas ainda neste ano.
Na Praça de Esportes, a administração pretende concluir um ginásio poliesportivo. O projeto está sendo elaborado na AMOG (Associação dos Municípios da Micro Região da Baixa Mogiana). Logo em seguida, recursos serão buscados através do empenho dos deputados estaduais e federais para a construção. Até porque, segundo informações, Monte Belo seria a única cidade da região que não tem um poliesportivo. “Tenho vontade e vou conseguir”, disse o prefeito.
EQUIPE E SERVIDORES
Valdevino de Souza comentou que sua equipe de governo é formada por pessoas de confiança e competência profissional. Mesmo assim, esclareceu que ainda está na fase de acertos e ajustes. Alguns setores estão sendo devidamente e adequadamente estruturados.
O prefeito também esclareceu que o município conta atualmente com os servidores necessários, com o quadro praticamente enxuto. Não há o sentido de empreguismo, com contratações e nomeações sendo feitas de acordo com a necessidade de cada setor. Os setores de educação e saúde são os que mais demandam servidores e investimentos. Mesmo assim, a folha de pagamento está sob controle.
LEGISLATIVO
O prefeito já atuou como assessor jurídico da Câmara em mandatos anteriores. Hoje, observa que os atuais vereadores demonstram grande interesse e preocupação no sentido de que o município seja bem cuidado. Ou seja, com o Executivo desenvolvendo ações para o desenvolvimento do município. O grupo da situação conta com seis dos nove vereadores, que buscam acompanhar as ações e contribuir dentro do município.