Publicado em 13/11/2013 - politica - Da Redação
Borah chamou a polícia para registrar BO; Sanesul e Copasa, no entanto, negaram tentativa de usar rede pluvial para ligar o esgoto
O fato ocorreu por volta das 15h30 da terça-feira, 12 de novembro), quando Borah compareceu ao
trecho da “Paulo Ribeiro”, onde três trabalhadores executavam os serviços. “Moradores me informaram que há uma rede de esgoto aqui, mas que ela não está dando altura para eles ligarem este novo esgoto, que sairá de um barracão. Então, eles pretendem jogar o esgoto na água pluvial. Então, pedi a interdição da obra, pois isto é ilegal, na minha opinião”, disse o vereador Borah, que afirma ter ouvido de um dos funcionários da Sanesul que o esgoto realmente seria ligado à água. O trio de operários, no entanto, negou tal versão.
Também o chefe de operações da Copasa, José Arquimedes Moreira, que foi chamado ao local, prestou esclarecimentos: “Nós sabemos que há uma rede de esgoto aqui, feita há um tempo pela Prefeitura. É lá que vamos jogar o esgoto do barracão. No último caso, se realmente não der altura, vamos abrir toda a rua e levar o esgoto até o ribeirão. Ninguém pretendia jogar esgoto na rede pluvial, isto eu posso garantir!”, argumentou José.
Dos denunciantes, manifestou-se o técnico em eletrônica Valdoeste Sales, morador da área há quarenta anos: “A Prefeitura fez uma rede de esgoto aqui sim, mas não deu altura e, agora, a Copasa cortou (o solo) e estava ligando na rede pluvial. Agora, eu pergunto? Para que eles fizeram a rede de esgoto (que estaria próxima ao local)? Eu acho que é um desperdício, pois eles estão cobrando um absurdo de taxa de esgoto e não estão fazendo a coisa certa! Eu conheço esta manilha (de esgoto) e sei que não dará altura para ligar a rede do barracão nela. Então, eles iam ligar o esgoto na rede pluvial”, manifestou-se o rapaz.
Presente à ocasião, o servidor público municipal Carlos Roberto da Silva, o Carlinhos, confirmou a existência da rede antiga, mas admitiu que ela não dará mesmo altura para o trabalho pretendido inicialmente: “Eles vão ter que ‘rasgar’ a rua mesmo, pois se me lembro bem a rede que construímos está mais alta do que esta ligação feita agora. Não podemos entrar no mérito da questão, pois a ‘briga’ é entre vereador e Copasa e não com a Prefeitura. Só viemos aqui esclarecer que há uma manilha de esgoto já aqui. Se eles iam ou não jogar o esgoto na rede pluvial não é de nossa competência”, limitou-se o servidor.
Fonte: Carlos Alberto - Jogo Sério