Publicado em 28/09/2020 - regiao - Da Redação
A
16ª edição do Festival de Lingerie de Juruaia (Festlingerie) chegou ao fim
no sábado (26) em Juruaia (MG). O evento realizado pela primeira vez online
movimentou cerca de R$ 5,3 milhões em vendas, segundo a Aciju, a Associação
Comercial e Industrial de Juruaia. Um recorde em comparação com a edição física
do ano anterior. Devido à pandemia do novo coronavírus, o festival em 2020
acabou realizado duas semanas após a data usual, de 7 de setembro.
Foram seis dias de
desfiles de quase 50 lojas. Desde a segunda-feira 21, foram apresentadas as
novas coleções primavera-verão 2020 e 2021 em lingeries, cuecas, pijamas, moda
praia e fitness.
“O
evento ofereceu oportunidades de negócios aos revendedores e lojistas
interessados em ingressar no segmento e apresentou também novos produtos aos
que já atuam no mercado. Além disso, foi possível atender os clientes finais
diretamente pelos canais de contato digitais, pelas lojas virtuais e pelas
redes sociais”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de
Juruaia (Aciju) José Antônio da Silva.
O presidente da associação comentou
também que o Festlingerie abre uma excelente temporada de vendas para as
empresas de Juruaia, por conta da proximidade do verão e do Natal.
“Este
ano há a expectativa do pós-pandemia, que deve trazer novos ares ao Brasil, sem
deixar de lado os cuidados com saúde”, observou.
Comparando o evento
com o que foi realizado entre 7 e 14 de setembro de 2019, os números de
transações (pedidos) tiveram um aumento de 113,36%. As receitas também
aumentaram em 106,07% e 19,8 mil novos negócios foram iniciados dentro dos
stands virtuais.
Os organizadores divulgaram também os
números relativos a acessos no site oficial do evento. Foram 31,7 mil
visitantes e 3,8 mil credenciados.
Ainda segundo a organização, foram
quase 1,8 milhão de pessoas impactadas com as ações de publicidade, que geraram
outras quase 200 mil visitas diretas em todas as lojas virtuais.
A Rodada de Negócios
promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do
Estado de Minas Gerais (Sebrae-MG) nos dias 23 e 24 de setembro contou com a
participação de 47 empresas ofertantes e 40 compradores de Minas Gerais (Centro
e Triangulo Mineiro), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Bahia, Goiás,
Maranhão e Espírito Santo, a partir de uma demanda específica de compra.
Também foram realizados 270 encontros
na plataforma disponibilizada pelo Sebrae. Essa foi a terceira edição realizada
em Juruaia e a primeira no formato digital.
O presidente da
Aciju, José Antônio da Silva, diz que os números são muito gratificantes.
“Esses valores mostram que todo o trabalho de preparação e execução do evento
foi válido e deu resultado. Também demonstra que promovemos Juruaia e geramos
oportunidade de crescimento às empresas daqui. Juruaia segue em evidência,
gerando novas possibilidades em todas as esferas”, disse.
Ele também citou planos futuros. “Nós
vamos continuar trabalhando para a promoção da nossa “Capital da Lingerie”.
Assim como os demais eventos realizados em Juruaia, todos eles são fruto da
iniciativa e união de marcas do polo e do apoio da Prefeitura de Juruaia,
especialmente da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, do Conselho
Municipal de Turismo e da Câmara de Vereadores de Juruaia”, observou.
José também agradeceu a todos os 12
patrocinadores da edição 2020 que foi realizada pela Aciju em parceria com o
Sebrae-MG.
O Festival da
Lingerie trouxe novidades em suas passarelas como peças de moda praia feitas com tecidos de aloe vera.
Os temas de destaque das coleções primavera-verão que foram apresentados ao
público traziam, por exemplo, as praias, o homeoffice provocado pela pandemia, a
exclusividade das pérolas, a positividade, a beleza da mulher e a flor dracena.
Na moda fitness havia produtos que
oferecem proteção contra os raios ultravioletas e que facilitam a transpiração.
Entre as lingeries foram apresentadas peças antialérgicas, com GPS, acabamento
duplo e tecido respirável.
Entre as peças especiais foram
apresentados produtos personalizados com joias ou semijóias (ouro e pedras).
Um dos destaques do evento também foi o body-maio com aplicação de ouro e
pérolas no valor de R$5 mil de uma marca que comercializa réplicas por R$99.
Por Jonatam Marinho — Juruaia, MG
G1 Sul de Minas