Monte Belo avança em gestão esportiva pelo terceiro ano consecutivo

Publicado em 22/12/2020 - regiao - Da Redação

Monte Belo avança em gestão esportiva pelo terceiro ano consecutivo

Na segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2020, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes publicou o Relatório dos Dados dos Índices Definitivos do ICMS Esportivo com a listagem dos municípios habilitados e as pontuações finais referentes ao ano-base 2019. Os Municípios contemplados receberão recursos em 2021. 

Monte Belo - MG voltou a crescer na gestão esportiva pelo terceiro ano consecutivo ao aumentar sua pontuação no programa do governo. No relatório divulgado, o município fez 864 pontos na listagem, ficando na posição 117 no Estado de Minas Gerais e em 3º lugar na região da AMOG. Ao todo, 412 cidades de Minas Gerais foram habilitadas no programa. 

A partir de 2017, quando o município foi regularizado tendo condições de participar do programa já foi possível comemorar sua evolução. Em 2018, com 732 pontos, a cidade celebrou o resultado, e agora, com referência no ano-base 2019, o município garantiu 132 pontos a mais do que em 2018 consolidando mais um avanço na área. Isso representa e assegura recursos financeiros para serem utilizados especificamente no setor esportivo local. 

O Professor Fagner José Passos, gestor do ICMS Esportivo no município, destacou o resultado. “Evoluímos mais uma vez nesse importante programa do Estado, mostrando a eficiência dos nossos projetos. Parabéns ao Conselho Municipal de Esportes, aos profissionais da área, a todos que participam dos projetos e a Prefeitura Municipal de Monte Belo por aderir e executar todas as nossas ações”, comemorou.

Em relação aos municípios da região da AMOG - Associação de Municípios da Baixa Mogiana, Monte Belo foi a terceira melhor colocada no relatório, ficando atrás de Guaranésia – MG e Guaxupé – MG. 

O ICMS Esportivo é um importante instrumento de fomento à prática esportiva em Minas Gerais, e anualmente, apresenta o Relatório dos Indicadores do ICMS Solidário - Critério Esportes, na qual destaca a pontuação dos municípios mineiros que comprovaram a sua efetividade no esporte, na organização municipal, participação e realização de projetos esportivos concretizando a conquista de recursos para serem investidos na própria área.