Publicado em 20/07/2020 - regiao - Da Redação
Iniciativas culturais contemplam ações afirmativas
A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas publicou, na sexta-feira (17), o resultado da segunda etapa do edital especial 07/2020 – “Poços Curte em Casa”. Nessa fase, 40 propostas foram aprovadas, com destaque para as iniciativas que contam com ações afirmativas.
Para a execução dos 40 projetos, a Prefeitura vai investir, com recursos próprios, mais de R$ 68 mil nessa etapa. A avaliação levou em conta, além do conceito e conteúdo da proposta e da capacidade técnica do proponente, as ações afirmativas, como medida especial, com o objetivo de contemplar igualdade de oportunidades para mulheres, diferentes identidades de gênero, negros e indígenas.
Foram atribuídos cinco pontos adicionais por profissional do setor artístico, proponente e equipe, que se enquadrar nas diretrizes desses critérios. Entre as 40 propostas selecionadas, constam 46 mulheres, 26 negros e uma de diferente identidade de gênero.
O edital, publicado em 16 de junho, é composto por quatro etapas, totalizando investimentos de R$ 232 mil. As inscrições da 3ª etapa serão realizadas de 20 a 27 de julho e a última e quarta etapa terá o período de inscrição de 03 a 10 de agosto.
O objetivo da iniciativa é permitir a realização de ações culturais que promovam a produção artística de Poços de Caldas, movimentando a cadeia produtiva da cultura neste momento de grave crise e, ao mesmo tempo, oferecer conteúdo de qualidade à população.
O Festival “Poços curte em casa” tem início neste sábado, 18 de julho, com produtos culturais em diversas linguagens artísticas disponibilizadas em formatos digitais, virtuais e remotos, respeitando o distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O material estará disponível gratuitamente no canal do festival no YouTube (@pocoscurteemcasa ou neste link https://bit.ly/2Ozi7MX) e na página no Facebook (https://bit.ly/2DMTdHu).
“O edital especial para ações culturais emergenciais nasceu a partir de intenso debate com a classe artística, com o intuito de contemplar, em número e diversidade, artistas e fazedores culturais do município, muito afetados pelas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus”, informa o secretário municipal de Cultura, Ricardo Fonseca.
Foram inscritas, na Etapa II, 86 propostas. Os recursos orçamentários previstos foram suficientes para a aprovação das 40 que mais atenderam aos critérios do edital. Foram não selecionadas 41 propostas e inabilitadas 5 propostas. O resultado está disponível para consulta no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (17) ou neste link https://bit.ly/2ZBrmmb.
“Nesta etapa, além da grande qualidade técnica das propostas aprovadas, cabe ressaltar a relevância das ações afirmativas, conforme exposto no edital. Assim, estamos cumprindo não só nosso papel no fomento à cadeia produtiva da cultura como atuando de forma significativa em questões de relevância social”, destaca o diretor de Políticas Culturas, Gustavo Dutra.
ASCOM