Cheff da Bélgica elogia Restaurante Cesário’s em Muzambinho

Publicado em 30/04/2009 e atualizado em 30/04/2009 - variedades -

833_27Na última semana, Muzambinho recebeu a visita ilustre de Filipe Ivyn, 43 anos, cheff de cozinha oriundo da Bélgica. Durante entrevista, ele confessa sua paixão pelo Brasil que conheceu através do atletismo, sendo hoje se tornou empresário da culinária em Belo Horizonte. Já se considera, inclusive, um cheff belga “abrasileirado”.
A descoberta do Brasil aconteceu em 2001, quando participou de uma prova do Campeonato Mundial de Triatom em Florianópolis/SC. No ano seguinte, voltou a participar do evento. A partir de então, voltou todos os anos para treinar, competir e viajar, passando a conhecer o país.
Atleta desde 1997 e cheff há muitos anos, o belga confessou sua paixão pelo Brasil. Explicou que sempre nutriu paixão pelos países da América do Sul. Durante suas viagens como atleta, sempre conhecia muitos brasileiros, facilitando agora a adaptação.
Filipe comenta que a culinária brasileira é semelhante ao “estado de espírito” do povo brasileiro. Ou seja, na cozinha são usados produtos de um país tropical, sendo que em Minas Gerais a simplicidade é ainda maior. O tradicionalismo acontece em cada região do país, mostrando a característica das pessoas residentes no local. “Cada cultura tem a sua própria cozinha”, disse.
Hoje, Filipe reside em Belo Horizonte. Na verdade, chegou à capital mineira para testar um produto. Explicou que Belo Horizonte/MG e Curitiba/PR são as duas cidades brasileiras usadas para testes na culinária. Permanecendo em BH, é proprietário de um restaurante.
O profissional relata que foi convidado a conhecer Muzambinho, terra natal do sogro de um grande amigo. Esteve na cidade durante o Carnaval, gostando da região e agora retornando. Indagado se existe algo a aprender na culinária muzambinhense, Filipe respondeu positivamente. Até porque cada região apresenta uma cultura diferente, além dos produtos diferenciados.
Filipe, diante de sua experiência nacional e internacional, afirmou que o Restaurante Cesário’s agrada muito a região, pois tem um cardápio diversificado. Além disso, sempre busca melhorar e inovar, visando satisfazer o público. Prova disso, que o restaurante está preparando a realização de um Festival Gastronômico, mostrando ao público da região a cozinha européia.
Encerrando, Filipe destacou a importância na culinária no aspecto do turismo em uma cidade. Segundo ele, o turista sempre busca conhecer a cultura e história de uma cidade. Isto também acontecer através do “prazer da boca”. Ou seja, não basta um dia maravilhoso conhecendo lugares e pessoas, se à noite não é encontrada uma mesa também atrativa. Portanto, os aspectos estão interligados e contribuem conjuntamente para o crescimento do turismo.