Gruppo Amarcord se apresenta em Muzambinho e Guaranésia

Publicado em 17/08/2010 - variedades -

Machado também irá receber apresentação internacional do Gruppo Amarcord. Espetáculo também acorre em itinerância por quatro estados brasileiros pelo projeto Palco Itália.

Entre os meses de agosto e setembro de 2010, o Festival Palco Itália Itinerante, realizado pela Associação Ponte entre Culturas-MG, em parceria com a Associação Cultural Ítalo-Brasileira – ACIBRA/MG, promoverá a circulação do Gruppo Amarcord - Cia. Italiana de Teatro e Ópera por quatro estados brasileiros.
O Projeto Palco Itália reflete a continuidade das ações promovidas, desde 2004, pela Associação Ponte entre Culturas, cujos objetivos são promover o intercâmbio cultural e artístico Itália/Brasil, ampliar a rede de cidades, comunidades e pessoas interessadas na pesquisa e na preservação da memória da imigração italiana e fortalecer a ponte cultural entre os dois países.
O Gruppo Amarcord, renomada companhia italiana proporcionará ao público um espetáculo gratuito de uma hora e meia, sobre um palco em praça pública ou em comunidades rurais e bairros periféricos, apresentando árias de óperas famosas e canções da tradição popular, interpretadas por cantores e músicos italianos profissionais de altíssimo nível e competência, sob a direção de Claudio Mattioli. O Festival Palco Itália Itinerante pretende oferecer aos moradores das localidades escolhidas a oportunidade de assistir a um espetáculo de nível internacional, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e para a revitalização da memória da imigração italiana, que foi tão expressiva nestas localidades. A estrutura do espetáculo foi intencionalmente criada para entreter e cativar, sobretudo, ao expectador menos acostumado às representações de árias operísticas.
A itinerância se fará por cinco regiões do estado de Minas Gerais: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Norte e Sul de Minas e nas cidades de Salto (São Paulo), Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo) e Petrópolis (Rio de Janeiro).
O Gruppo Amarcord surgiu no ano de 2000, na Bologna (Itália), a partir da união de um grupo de jovens artistas que tinham o objetivo comum de apresentar a música através de uma forma original de espetáculo, que fosse ao mesmo tempo teatral, lírico e de ópera, definido como “Cabaret Lírico”.
O grupo trabalha com um tipo de ópera simplificado e comunicativo, sem uma estrutura épica com longa duração e mais próximo da dança e do teatro. Como o repertório é apresentado em forma de coletânea, vai-se direto às melodias famosas das óperas e sinfonias apresentadas, sem a necessidade das introduções ou outros trechos intermediários.
Os integrantes do grupo são: Claudio Mattioli (maestro, barítono, piano e acordeon), Susie Georgiadis (soprano), Massimiliano Barbolini (tenor),  Gentjan Llukaci (violino),  Andrea Terenziani (baixo elétrico), Giuliano Brusiani (bateria e percussão).
Com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, o Gruppo Amarcord faz da ópera uma experiência dinâmica com a fusão, ao mesmo tempo, da comédia e do melodrama. O grupo italiano construiu uma nova linguagem através da qual ‘comunica a música’. Tal linguagem trabalha desde a produção musical, a organização e interpretação em cena, com uma diferente e moderna leitura dos ‘libretos’.
Nasce, assim, o ‘Cabaret Lírico’ ou ‘Ópera Comédia’, com a seleção de algumas das mais conhecidas árias de óperas e canções tradicionais da Itália, descontextualizadas, em um formato diferente, com direção e cenário originais. Os espetáculos da vasta produção do Gruppo Amarcord levam para o palco o mundo clássico, mas sem tempo determinado, com uma linguagem musical diferente e inovadora que tem um único objetivo: emocionar os espectadores.
Profissionalismo e versatilidade são aspectos-chave do Gruppo Amarcord que, desde sua fundação no ano 2000, encontrou enorme sucesso de público e crítica na Itália e de modo particular em países como Espanha, França, Portugal, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Noruega, Republica Tcheca, Hungria, Rússia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Honduras, Japão, Coréia do Sul, China e África do Sul.

ROTEIRO NO SUL DE MINAS
Guaranésia        10/09    20 hs    Praça Coronel Paula Ribeiro
Machado          11/09     20 hs    Praça Antônio Carlos
Muzambinho    12/09     20 hs    Palco na Av. Dr. Américo Luz