Músicos de Varginha se unem em defesa da música brasileira

Publicado em 14/10/2009 - variedades -

957_19Com a cultura de massa, influenciada pelos meios de comunicação, a arte, com o seu poder transformador, tornou-se pequena e muitas vezes insignificante, principalmente para a população nascida em meio ao fortalecimento da mídia de massa. Os jovens de hoje, em meio a um cenário caótico em que a arte se encontra (não somente no Brasil, mas no mundo como um todo) desconhecem, em sua grande maioria, o significado de arte em seu sentido mais profundo. A referência da cultura fica, dessa forma, restrita a valores deturpados. A partir desta realidade, alguns músicos varginhenses resolveram se unir em defesa do verdadeiro sentido de arte e, por extensão, da cultura. O Projeto Instrumental Fonte Sonora tem como objetivo levar a música instrumental para além das salas de concertos e shows privados. Com foco na música brasileira, o grupo aborda os clássicos da MPB, Bossa Nova e músicas regionais (mineira, nordestina etc). Formado pelos músicos Geraldo Aureliano (sax), Anderson Silvério (baixo), Juninho Costa (bateria) e Edinho (piano), o quarteto quer, de maneira democrática, resgatar a riqueza cultural e demonstrar, principalmente aos mais jovens, a qualidade técnica e criativa dos bons músicos e compositores brasileiros. A falta de espaço na mídia nacional para a boa música brasileira também foi determinante para a criação do Projeto Fonte Sonora.
“Este projeto nasceu, também, da vontade de criar uma cultura voltada para a música instrumental e possibilitar essa modalidade de expressão cultural junto à população e incentivar as novas gerações a conhecer e buscar mais informações sobre a música brasileira, seus músicos e compositores”, esclarece Geraldo Aureliano, um dos membros do quarteto. Entre os artistas escolhidos para fazer parte do repertório do Fonte Sonora estão Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Hermeto Pascoal, Ivan Lins e os músicos mineiros Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Cleber Alves e muitos outros talentos sem visibilidade junto à maioria da população brasileira.
Apresentação
Para os amantes da música brasileira e aos jovens interessados em conhecer um pouco mais a cultura nacional, o grupo Fonte Sonora irá fazer uma apresentação no dia 15 de outubro, no bar Pinga com Torresmo, entre as 20h 30 e 22h 30. Sem dúvida, uma boa oportunidade para estar mais próximo da arte.