Publicado em 28/09/2015 - agronegocio - Da Redação
Através de trabalho desenvolvido pelo CNC no levantamento de recursos junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a seus associados Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Cooperativa de Cafeicultores e Pecuaristas (Cocapec), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul) e Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), o Brasil realizará, na Expo Milão 2015, uma série de ações comemorativas ao Dia Internacional do Café, que será celebrado oficialmente, pela primeira vez, pela Organização Internacional do Café (OIC).
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), também membro do CNC, será responsável pelas ações comemorativas no Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, que é coordenado pela Apex-Brasil. Entre as atividades, haverá uma sessão de degustação de cafés filtrados, preparados em equipamento “Bunn”, para o público presente na Galeria Verde do Pavilhão, e um workshop de demonstração de preparos de café no auditório, que será conduzido pelo barista brasileiro Eduardo Scorsin, 4º colocado no Campeonato Mundial de Coffee in Good Spirits 2015, e por dois baristas da Escola de Barismo 9Bar de Milão. Também será realizada a degustação de cafés filtrados “third wave” – que destaca a origem do produto, os detalhes do beneficiamento e as características que diferenciam um café brasileiro do grão de outras origens –, no Centro de Mídia da feira.
O dia 1º de outubro foi estipulado, em março de 2014, pelos Estados Membros da OIC como o primeiro Dia Internacional do Café com o intuito de criar uma data única para que amantes da bebida possam celebrar em todo o mundo. Segundo a Organização, as associações do setor cafeeiro, tanto dos países produtores, quanto dos consumidores, uniram-se à entidade para comemorar o Dia Internacional do Café e, para promover a ação, criaram o site http://internationalcoffeeday.org/ e a hashtag #InternationalCoffeeDay.
Na oportunidade, o CNC agradece e enaltece a iniciativa da OCB e das associadas Cooxupé, Cocapec, Cocatrel, Minasul e Coccamig por suas enormidades de compreensão da importância da data e por viabilizarem a promoção dos Cafés do Brasil no principal evento mundial do setor no ano. Recordamos, ainda, que parte desse agradecimento já virá em forma de reconhecimento e divulgação de suas marcas na feira, as quais estarão expostas aos presentes nos espaços onde serão realizadas as atividades. Com a # você compartilha os acontecimentos da feira #InternationalCoffeeDay - DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ 1º de outubro de 2015 que foi escolhido para o DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
No mundo todo, em várias datas ao longo do ano, muitos países celebram seus próprios dias nacionais. Porém, em março de 2014, os Estados Membros da OIC decidiram organizar o primeiro Dia Internacional do Café, estipulado em 1º de outubro de 2015, com o intuito de criar uma única data para que amantes da bebida possam celebrar em todo o planeta. Segundo a OIC, as associações do setor cafeeiro, tanto dos países produtores, quanto dos consumidores, uniram-se à entidade para comemorar o Dia Internacional do Café e, para promover a ação, criaram o site http://internationalcoffeeday.org/ e a hashtag #InternationalCoffeeDay.
Fontes: Noticias Agrícolas e Revista Cafeicultura