Publicado em 09/01/2014 - agronegocio - Da Redação
Neste ano tivemos floradas mais cedo, a partir de setembro. Agora, os frutos de café estão crescendo, chegando a época de inicio da queda de frutos, um problema que sempre preocupa o cafeicultor.
No caso da ocorrência de queda de frutos, a identificação correta da causa vai levar a uma indicação mais adequada para minimizar o problema.
As causas mais frequentes ligadas à queda de frutos em cafeeiros tem sido as seguintes-
1-Queda de frutos no estágio de chumbinho – que acontece 80-110 dias pós-florada - por efeito de desequilíbrio nas reservas da planta, caindo o excedente, os frutos que a planta não consegue suprir. É comum, os frutinhos caírem ainda verdes e alguns ficam com a sua base enegrecida, se mantendo nas rosetas, usualmente entre frutos maiores. A maior queda ocorre em plantas com alta carga, nas que floresceram com pouca folhagem e naquelas com florada irregular.
2-Queda de frutos verdes já maiores, mas ainda em água – por efeito de lesões e galerias iniciais da broca do café, mais comum em cafeeiros conillon. Neste caso os frutos amarelecem e chegam, no conillon, a tomarem a cor avermelhada, antes de caírem.
3-Queda de frutos verdes aguados, maiores - tendo furos em suas laterais, que ao serem apertados sai um líquido escuro – por efeito de oviposição de mosca das frutas. No interior dos frutos caídos podem ser verificadas pequenas larvas brancas.
4-Queda de frutos em fase de maturação, com lesões que forçam essa maturação – efeito de ataque de cercosporiose, complementado por infecções de Colletotrichum mais evidente em ramos ponteiros, em plantas jovens e mal nutridas e em regiões mais quentes.
5-Queda de frutos já grandes, sem sintomas externos, e quando cortados apresentam uma loja enegrecida – chamando-se o fenômeno de coração negro, por falta de água, por falta de cálcio, comum em períodos quentes.
Fonte: Procafé - J.B. Matiello e S.R. Almeida – Engs Agrs Mapa e Fundação Procafé