Publicado em 09/01/2014 - agronegocio - Da Redação
Com a parceria da Cooxupé e demais empresas do setor de agronegócio, a ABAG realizou a 12ª edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo. O evento contou com lideranças do setor e autoridades políticas, promovendo uma rica discussão sobre os problemas e as deficiências do Brasil quanto à logística e infraestrutura de transporte para o escoamento da safra.
No período da manhã, a cerimônia de abertura contou com a presença do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que anunciou que dentro de 45 dias o governo paulista deve lançar edital de licitação para a construção do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, cujas obras da primeira fase devem ser concluídas até dezembro a fim de facilitar o acesso ao Porto de São Sebastião. O presidente da ABAG, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, destacou na abertura que o grande problema existente com relação aos gargalos logísticos é que os investimentos em infraestrutura do governo federal não saem do papel. Além disso, segundo ele, falta capacidade de gestão e execução das obras.
O evento seguiu com o primeiro painel que ainda discutiu sobre a logística e a infraestrutura do transporte. Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), fez um relato completo dos principais projetos em andamento ou em fase de licitação nas áreas de rodovias, ferrovias e portos e ainda informou que os editais para as concessões rodoviárias começam a ser publicados agora em agosto. A última palestra da manhã abordou a “Expansão de área para o aumento da oferta”. A redução da área disponível para a agricultura no Brasil foi o principal tema apontado.
Já o tema “Expansão da produtividade para o aumento da oferta” abriu as palestras no período da tarde. A discussão ficou ainda mais calorosa nas duas últimas mesas de debate, mediadas pelo jornalista William Waack, da Rede Globo. A primeira falou sobre as oportunidades e as dificuldades para o aumento da oferta. O governo foi apontado o principal culpado pelo gargalo que o país está enfrentando em termos de transporte. Entre as soluções apontadas, estratégias e planejamento foram mencionados para a execução das obras necessárias à infraestrutura e logística. A outra palestra abordou “As políticas essenciais para atender ao aumento da oferta”.
As sugestões de melhorias foram: Seguro Rural a fim de proteger o agricultor; que o setor deve ser mais protagonista diante da falta de políticas públicas e não apenas ficar na condição de ‘reclamar’; organização das lideranças do agronegócio brasileiro para uma efetiva contribuição na gestão pública de qualidade; planejamento estratégico; melhor comunicação; e viabilizar condições para que o produtor consiga armazenar suas produções em silos em suas próprias fazendas, para amenizar o gargalo logístico que está sufocando o país e, consequentemente, prejudicando uma melhor performance do agronegócio brasileiro.
Escrito por Carlos Alberto / Jogo Sério - Fonte: Assessoria de Imprensa Cooxupé