Publicado em 06/02/2014 - agronegocio - Da Redação
A Aliança Internacional das Mulheres do Café Brasil (IWCA em inglês) é uma articulação que visa integrar as mulheres envolvidas no sistema agroindustrial do café, sobretudo com a aproximação dos países produtores e consumidores.
A reunião foi apoiada por Carmen Lucia Lima de Sousa do SEBRAE Nacional e pelo consultor Gilmar Barboza. Para a consolidação do Plano Estratégico da IWCA, foi aplicada a Matriz SWOT (Pontos Fortes - Pontos Fracos - Oportunidades e Ameaças) e também a metodologia World Café que corresponde a um modelo de discussão participativa.
De acordo com Josiane Cotrim, "a IWCA Brasil promove institucionalmente o café e as mulheres envolvidas no negócio de café. Como maior produtor e com um consumo ascendente, o Brasil não podia deixar de estar representado nessa entidade global. E nós chegamos lá graças ao trabalho de um grupo de mulheres visionárias e homens que acreditam no importante papel desempenhado pelas mulheres na cafeicultura”. Josiane, fundadora da aliança no Brasil, na ocasião foi sucedida na presidência da IWCA pela até então vice-presidente Débora Fortini, que atua nos ramo de exportação/importação de café. Josiane assume a co-diretoria do Comitê de Relações com Capítulos da IWCA, o que significa que o Brasil passa a integrar a entidade na sua organização a nível internacional. Dia de Campo na Fazenda Capoeira Na sexta feira, 07, ocorrerá na Fazenda Capoeira, município de Areado – MG, dia de campo onde serão abordados importantes temas. Vide programação abaixo. A Fazenda Capoeira é de propriedade de Marisa de Souza Contreras, membro da IWCA Brasil .
Fonte: Por Carla de Pádua Martins e Daniela Novaes para a Rede Social do Café