Consequências da seca são preocupantes para as próximas safras de café

Publicado em 21/02/2014 - agronegocio - Da Redação

Café: Efeito da seca é preocupante e cafeicultores seguem bastante apreensivos. Atuais condições climáticas, principalmente por conta da falta de chuvas, prejudicam o enchimento de grãos e já comprometem os resultados da próxima safra.

A estiagem deste verão deixou os produtores de café bastante apreensivos, uma vez que as consequências devem ser preocupantes para esta e a próxima safra. É o que salienta Joel Irineu Fahl, fisiologista do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.

Nesta safra, ocorre o murchamento das plantas, que é mais sentido pela segunda e pela terceira florada. Em alguns casos também ocorre o descolamento da endosperma da casca, o que faz com que o fruto fique vazio. Desta maneira, o produtor deve ter uma perda de peso da safra. As lavouras mais novas sentem mais, podendo algumas ter até 100% de perda na última florada.

O crescimento da planta também é prejudicado pela seca, o que reflete diretamente na safra seguinte. Nas lavouras de maior crescimento, há um índice de escaldadura acentuado nas folhas, o que gera internódios menores e, consequentemente, menor produção para o ano seguinte.

O efeito da seca foi bastante variável nas diferentes regiões. Para o fisiologista, ainda é cedo falar em um número concreto de perdas, mas há a certeza de que este número não deve ser baixo.

O produtor deve se prevenir para a próxima safra fazendo a segunda ou a terceira adubação um pouco mais carregada com o retorno das chuvas, a fim de obter uma planta saudável.

Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi // Izadora Pimenta