Publicado em 16/05/2016 - agronegocio - Da Redação
Estande da Emater-MG com produtos da agricultura familiar é atração
A 3ª Feira da Indústria, da Micro e Pequena Empresa e Agricultura Familiar em Capitão Enéas (Expocap), realizada nos dias 13, 14 e 15 de maio, contou com grande participação dos agricultores do município. A exposição dos produtos do campo foi umas das atrações do estande da Emater-MG, que esteve presente nos três dias. A feira é promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Emater-MG e outros órgãos estaduais, no Parque de Eventos de Capitão Enéas.
A população do município marcou presença, juntos aos agricultores, turistas e autoridades locais e regionais. Oevento reuniu um público de aproximadamente 40 mil pessoas. Segundo o prefeito do município, César Emilio, a agricultura familiar é destaque no município, e a participação dos produtores na feira foi uma oportunidade paraeles divulgarem seu trabalho.
"A Emater é uma grande parceira para o município e está presente em todo o Estado. A empresa desenvolve um excelente trabalho com os produtores, que é fundamental para a agricultura familiar de Capitão Enéas. Esta exposição é o resultado da qualidade dos produtos do município, e oferece aos agricultores a oportunidade de vender, sem sair daqui", diz.
Os agricultores levaram um pouco do diferencial que cultivam, como goiaba roxa, pinha, mamões, tangerinas, laranjas, melão, romã, pepino para conserva, nabo, banana maçã, melancia, pimenta malagueta, milho, um ramo de mandioca de quase 10 quilos, uma abóbora de 20 quilos, entre outros produtos.
Para a técnica extensionista da Emater-MG em Capitão Enéas, Elizabeth Duarte, foi fundamental a presença do setor agrícola, pois favoreceu a comercialização dos produtos. "O nosso trabalho é mobilizar e mostrar o potencial agrícola que o município tem para toda a população de Capitão Enéas e os turistas. A feira é uma forma de trabalhar junto aos agricultores mais alternativas de comercialização", disse.
Conhecido como Júlio do Mel no município, o apicultor montou seu estande com os diversos derivados do mel que produz, e levou um expositor para demonstrar como as abelhas atuam. Foi a primeira vez que ele participou. "Eu trabalho com apicultura há 15 anos, e o meu sustento vem desta atividade. Portanto, participar desta feira é uma forma de expandir o meu trabalho, para que mais pessoas conheçam a qualidade dos meus produtos. Espero que ano que vem eu esteja também", comenta.
"Participar da Expocap nestes três dias é uma forma de adquirir mais experiências, e aumentar as oportunidades de comercializarmos para outros lugares, especificamente, em outras exposições. A assistência da Emater é a nossa base para estarmos aqui hoje", finaliza a agricultora Mirian Soares.
Assessoria de Comunicação Emater-MG - Estagiária: Andreza Lima