Publicado em 15/01/2015 - agronegocio - Da Redação
Projeto De Olho no Futuro, realizado pela Votorantim Metais, ofereceu capacitação e inaugurou uma agroindústria para os produtores da região
O projeto foi responsável pelo aumento da receita da Apafort em mais de 3.000%. Os produtores rurais receberam qualificação em variadas frentes de atuação, como beneficiamento de alimentos; gestão financeira, de associações e cooperativas; técnica de campo; higiene e manuseio de equipamentos e alimentos. Os cursos foram ministrados por instituições parceiras, como o Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Os produtos agroecológicos foram consolidados no mercado local, atendendo a diversos estabelecimentos comercias, desde mercearias, sacolões até grandes supermercados e empresas. Por meio de incentivos públicos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, a Apafort pode comercializar sua produção também para escolas públicas da região.
“Os produtos de Fortaleza de Minas são de ótima qualidade e recebemos um excelente atendimento”, ressalta Silvia Silva, diretora da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, de Passos. A alimentação dos seus alunos e funcionários, cerca de 1.400 pessoas, é rica em nutrientes e possui em seu cardápio grande variedade de frutas, legumes e verduras. A educadora espera que a escola adquira cada vez mais produtos provenientes da agroecologia e percebe nesse mecanismo de compras uma ótima oportunidade para o crescimento dos produtores locais.
Agroindústria e Viveiro de Mudas
O projeto De Olho no Futuro inaugurou, em 2014, a primeira agroindústria de Fortaleza de Minas e um viveiro de mudas. A Agroindústria irá permitir aos integrantes da Apafort realizar o beneficiamento dos seus alimentos. Foram investidos cerca de R$ 90.000 em equipamentos e na estruturação da fábrica. Agora, os agricultores familiares poderão higienizar, embalar e rotular sua produção, empregando mais valor e competitividade à sua produção. Já o Viveiro de Mudas irá abastecer a horta dos agricultores com mudas de abóboras, alface, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, cenoura, repolho, jiló, pepino, entre outros.
A nova estrutura irá contribuir para uma economia de mais de R$ 300 no custo mensal dos produtores rurais. “Com um viveiro, não teremos mais despesas com a compra de mudas e ainda poderemos plantar toda semana, não de quinze em quinze dias, como fazemos atualmente”, explica o agricultor familiar Aparecido Janerini.
Os materiais necessários para a realização dos projetos foram custeados pela Votorantim Metais e todos os processos terão o acompanhamento de consultores especializados. Os terrenos dos novos espaços foram cedidos pela Prefeitura de Fortaleza de Minas e suas respectivas manutenções serão realizadas por um profissional contratado durante um ano pelo De Olho no Futuro. Os agricultores familiares serão capacitados para atuar no local e serão responsáveis pela manutenção, após o período de vigência do Projeto.
Por meio do projeto De Olho no Futuro, a Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza de Minas, incentiva a produção de agricultores familiares do município, fomentando sua a cadeia produtiva e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento local. Aliada a essa iniciativa, a empresa apoia outras ações que fomentam o crescimento responsável do município, como cursos profissionalizantes e projetos de modernização da gestão pública.
Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não-ferrosos, a Votorantim Metais tem 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios.
O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.
Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.
FONTE: ASCOM / IDEIA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL