Publicado em 05/12/2013 - agronegocio - Da Redação
Novembro foi bastante comemorado para os agricultores familiares ligados à Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Guaxupé. Durante o mês eles entregaram mais de 3,5 toneladas de alimentos para as escolas municipais e estaduais de Guaxupé. O trabalho que vem acontecendo há alguns meses só está sendo possível devido a colaboração do Governo Municipal que desde o início do ano reativou a Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares e tem dado todo o suporte para a produção.
A produção agrícola familiar bateu recorde. Aproximadamente 3.800kg foram produzidos e repassados às escolas municipais e estaduais do município. O trabalho faz parte do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
“O apoio aos agricultores consta de uma articulação da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Comercialização da Prefeitura de Guaxupé. O objetivo do Governo Municipal é fomentar os pequenos agricultores para que possam produzir e gerar renda familiar”, disse Guilherme Mussi, secretário municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Foram entregues frutas como banana prata, banana nanica e maracujá, além de rapadurinhas, verduras e legumes, gerando uma renda aos produtores rurais.
A Divisão de Agricultura, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, vem trabalhando com as associações de produtores, garantindo a manutenção ininterrupta da patrulha mecanizada, possibilitando a diversificação da produção local, além de prestar orientação aos produtores no tocante a regularização para cadastro e emissão de notas fiscais, planejamento da produção, combate ao desperdício, agregação de valor e reaproveitamento dos produtos hortifrutigranjeiros, encaminhamento de demandas para conservação de estradas, habitações rurais, instalação de mata burros, saneamento rural, proteção de mananciais, transporte público, entre outras.
“Desde o início estamos trabalhando para que os pequenos agricultores possam produzirem e comercializarem seus produtos aqui em Guaxupé. Para isso, pedi à Divisão de Agricultura que desse uma atenção especial. Em janeiro a produção agrícola familiar era zero. Hoje somente para as escolas foram entregues quase 04 toneladas de produtos. O bom resultado de um trabalho sério entre Governo Municipal e a Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares já é constatado com pouco mais de 08 meses”, finalizou Jarbinhas.
Fonte: ASCOM