Café feito com grãos frios é mais saboroso

Publicado em 27/06/2016 - agronegocio - Da Redação

Café feito com grãos frios é mais saboroso

Os amantes do café costumam ir longe para obter o máximo proveito de seus grãos e criar a melhor bebida possível, desde moedores com monitoramento de frescor e máquinas de café all-in-one para grãos de café orgânicos e especialidades. Cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, no entanto, descobriram que fazer o café mais saboroso pode ser tão simples quanto refrigerar os grãos antes da moagem.

A equipe descobriu que os grãos de café mantidos abaixo da temperatura ambiente produzem grãos moidos menores e mais uniformes, aumentando a quantidade de área de superfície em contato com a água durante o preparo. Isso acelera a extração de compostos orgânicos do grão de café, que explica por que os grãos utilizados para o café espresso são muito mais finos do que os utilizados para a prensa francesa, e produz perfis de sabor mais consistentes e previsíveis.

No entanto, é importante lembrar que o tamanho dos grãos moídos não altera a qualidade dos grãos de café; ele simplesmente altera o tempo necessário para extrair a quantidade ótima de sabor. Portanto, grãos moídos maiores podem produzir a mesma bebida como os moidos finos, os primeiros só terão que estar em contato com a água por mais tempo.

Os cientistas também notaram que a temperatura das lâminas de moagem também influencia o tamanho e a uniformidade dos grãos de café moídos, pois um pouco do calor é transferido para os grãos. Isso significa que quanto mais um triturador funciona num dia, mais grossos e menos uniformes serão os grãos que ele produz, sem que sejam feitas alterações às configurações da máquina.

Muitas lojas de café já perceberam este fenômeno e reduzem o tamanho dos grãos moídos continuamente ao longo do dia para dar a seus clientes a mesma xícara de café, independentemente da hora do dia. Os pesquisadores notam, no entanto, que muito embora esta abordagem controla o tamanho dos grãos de café moído, ela não tem efeito sobre a sua uniformidade. Quanto menos uniformes forem os grãos de café moído, o mais imprevisível torna-se o sabor devido às diferentes taxas de extração.

Os cientistas acreditam que a melhor maneira de se obter a xícara de café mais saborosa possível é controlar tanto a temperatura dos grãos e as lâminas de moagem; infelizmente, não há nenhuma maneira de realizar a segunda recomendação no momento.

Fonte: agnocafe.com.br