Campanha Hora Certa da Cooparaiso chega e resultados são excelentes

Publicado em 21/09/2009 - agronegocio - Assessoria de Comunicação

954_10A nona edição da Campanha Hora Certa da Cooparaiso terminou na sexta-feira, 18, com balanço positivo em visitas e negócios realizados. Foram cerca de seis mil pessoas passando pelos 64 estandes na feira que teve início na quarta-feira, 16. De acordo com o vice-presidente da Cooparaiso, José Fichina, o evento superou positivamente todas as expectativas da empresa.
“Chegamos ao término de mais uma feira Hora Certa. Isso representa para o produtor o plantio da próxima safra. A Cooperativa se empenhou muito em trabalhar preços compatíveis para o produtor, tanto no aspecto de trava de café como no valor praticado de insumos e defensivos. A Cooparaiso está trabalhando a trava de café a R$ 320, e implantou várias modalidades de pagamento. A feira se cumpriu em termos de números comerciais e o número de visitantes nos surpreendeu”, declarou o vice-presidente.
O terceiro e último dia foi movimentado pela visita de alunos da Escola de Formação Técnica Gerencial (ETFG) e Escola Estadual Paula Frassinetti. Acompanhados do diretor comercial da Cooparaiso, Rogério do Couto Rosa Araújo, eles visitaram todos os estandes e conheceram também como é feita a degustação de tipos diferentes de café, além de aprender mais sobre a preservação do meio ambiente.
Outro ponto alto foi a entrega de certificados para mais de 200 alunos que concluíram o curso básico de informática, que faz parte do projeto “Universidade Cooperaiso”. O curso tem como objetivo a inclusão digital, ensinando o uso básico do computador e da internet, voltado para os produtores, seus familiares e funcionários. Os núcleos da Cooparaiso de Guapé e Bom Jesus da Penha também trouxeram seus alunos para receber o diploma.
954_09A professora de São Sebastião do Paraíso, Vanessa Aparecida Oliveira, disse que sente emocionada em participar desse momento. “Tenho certeza que este é apenas o primeiro passo para o crescimento dessas pessoas e é com orgulho que entrego cada um desses certificados”, disse ela. Para José Fichina, é através da educação que o produtor poderá melhorar a sua vida e consequentemente o seu trabalho em busca de mais qualidade sempre. O educador cooperativista, Ilson José Aparecido, disse que é surpreendente ver o interesse dos alunos. “Pessoas de 9 a 80 anos frequentaram o curso e agora poderão fazer a diferença em seus trabalhos. A filha de um produtor de apenas dez anos, aprendeu informática em nosso curso e hoje ela ajuda o pai a fazer o custo de produção de sua lavoura”, contou Ilson.
Como uma das novidades da nona edição, a Cooparaiso apresentou novos produtos veterinários, através de seis empresas do ramo que estiveram presentes, com experimentos sobre silagem e outros serviços. Chamou a atenção do público a exposição de ovinos adultos e novos e produtos especiais para alimentação animal.

O PRODUTOR
Durante toda a Hora Certa produtores dos núcleos da Cooparaiso, localizados nas cidades de Alegre, Altinópolis, Bom Jesus da Penha, Espera Feliz, Guapé, Itamoji, Jacuí, Passos, Piumhi Pratápolis e São Tomás de Aquino, visitaram a empresa e a feira Hora Certa.
Para o produtor de Alegre (ES), Nelson Alves Victor de Assis, que é atendido pelo núcleo da Cooparaiso daquela cidade, “a feira foi um grande presente na visita que fizemos para conhecer toda a Cooperativa. O evento não foi apenas um local para fazer boas compras como também adquirir conhecimento e informação”, disse Nelson.
O produtor de Espera Feliz, Ademir da Silva Pauletti, que já foi pedreiro e bóia fria, contou que seu sonho era ser produtor de café e há oito anos conseguiu realizá-lo, contando com o apoio do núcleo da Cooparaiso em sua cidade. Em visita à Hora Certa, disse que é uma pena que nem todos os produtores têm a oportunidade de conhecer um evento desse porte. “Valeu a pena viajar para ver uma feira tão boa. Tem preços bons em todos os produtos, com muita variedade. Gostei demais de tudo o que vi e achei as ofertas muito válidas para que o produtor faça suas compras”, disse o produtor.
O bombeiro Helder, que também ajuda seu pai na lavou de café, disse que antes de comprar adubo na Hora Certa esteve pesquisando em outros lugares. “Nenhum preço conseguiu se aproximar ao oferecido na feira. A diferença era muito grande. Valeu a pena comprar durante essa campanha”, contou ele.

PARCERIAS
As empresas parceiras da Cooparaiso, como Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Sebrae, Emater, Epamig, Sindicato dos Produtores Rurais, Departamento Municipal de Agricultura, Senar Minas Gerais, Senac, Universidade Federal de Lavras e Sicoop fecharam importantes negócios durante a Campanha Hora Certa.
Durante o evento foi comemorado os dez anos de parceria entre o Senar, a Cooparaiso e a Acissp. Um dos momentos mais marcantes foi a visita do superintendente do órgão em Minas, Antônio do Carmo Neves, que disse que a Cooparaiso tem sido a grande realizadora da melhor formação do produtor e sua família, através dos cursos de formação que são oferecidos. “A gente tem que valorizar o apoio que a Cooparaiso oferece ao Senar e a seus mobilizadores. Temos que comemorar muito; e muito o que comemorar em relação a essa parceria”, disse ele.
De acordo com a coordenadora do Escritório Regional do Sebrae de São Sebastião do Paraíso, Elcília Paulinelli, a participação no evento foi muito proveitoso. Fizemos um grande número de atendimentos e conseguimos divulgar produtos e serviços, superando a nossa meta. A feira foi uma grande aliada para nós”, refletiu ela.
Outro que elogiou o evento Hora Certa, foi presidente da Câmara de Vereadores e da Acissp, Ailton Rocha de Sillos, dizendo que toda a diretoria da Cooparaiso e a equipe de colaboradores estavam de parabéns pela organização da feira que está melhor a cada ano. “Estou achando a feira de 2009 muito bonita e bem organizada”.

CURSOS E PALESTRAS
As empresas expositoras e o Sebrae ofereceram palestras técnicas e clínica agrícola. O número de presentes cresceu a cada apresentação; produtos novos e tecnologias foram apresentadas e foi uma das atrações da feira.
Os produtores tiveram a oportunidade de ouvir palestra técnica com o pesquisador José Braz Matiello e apresentação motivacional com o médico Wanderley Pires. Em ambas o salão nobre da Cooparaiso ficou lotado.
O sucesso também pode ser conferido nos cursos promovidos pelo Senar e voltados para o público feminino. Foram oferecidas aulas de bordado em fitas, biscuit e arranjo floral; em todos houve grande procura e muitas que tiveram a oportunidade de fazer se disseram satisfeitas e com vontade de ter a atividade como profissão.