Concafé será lançado na Semana Internacional do Café

Publicado em 22/09/2015 - agronegocio - Da Redação

Concafé será lançado na Semana Internacional do Café

O CONCAFÉ – “Consórcio Público Para o Desenvolvimento do Café” será lançado, oficialmente, no dia 24 de setembro, às 14:30 horas, no estande da entidade que funcionará durante toda a 3ª edição da Semana Internacional do Café – SIC 2015, que acontece em Belo Horizonte, na Expominas, de 24 a 26 de setembro.

Idealizado pelo deputado Emidinho Madeira, que é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindustrial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o CONCAFÉ deverá ser, em breve, a instituição que fará o relacionamento entre os produtores do Sul e Sudoeste de Minas com órgãos do governo e o setor privado. 

Para o deputado é muito importante que haja união entre as associações de municípios, sindicatos de produtores, órgãos governamentais e todos os setores envolvidos na cafeicultura para atender as demandas de interesse do setor cafeeiro da região: “Não temos dúvida da importância de todas as instituições envolvidas, mas para que as reivindicações sejam aplicadas na prática, temos que somar forças junto ao CONCAFÉ, que será o órgão representativo dos cafeicultores. O CONCAFÉ já é uma realidade, pois mais de 60 municípios já fizeram adesão”, ressaltou o deputado.

Consórcio Público Para o Desenvolvimento do Café”

Muitos devem se perguntar, porque criar mais uma instituição em defesa da cafeicultura? Na verdade a criação do “Consórcio Público Para o Desenvolvimento do Café” - O ConCafé – instituído legalmente desde o dia 30 de abril de 2015, representa um avanço em termos de representatividade do setor. Pela primeira vez os municípios, através de seus chefes do poder executivo, que são os prefeitos, estarão envolvidos diretamente com o setor cafeeiro. É nos municípios que as coisas acontecem, portanto nada mais justo e correto que os prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas se posicionem, de modo consorciado, em favor da cafeicultura.

A cafeicultura teve importante participação no processo de industrialização do Brasil e ainda contribui, consideravelmente, para o desenvolvimento social e econômico do país. No estado de Minas Gerais o café ocupa o segundo lugar na pauta de exportações, possui enorme importância para a agricultura familiar e gera emprego e renda para vários municípios mineiros. São inúmeras as cidades que sobrevivem quase que exclusivamente do café.

As regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, em conjunto, compreendem a maior região produtora de café do mundo. A cultura do café está enraizada em sua história, na vida dos cafeicultores e no dia a dia das cidades mineiras. Por esta razão, tornou-se fundamental a união desses municípios com um objetivo comum.

ConCafé é pessoa jurídica formada, exclusivamente, por municípios para estabelecer relações de cooperação federativa. Em torno de 50 cidades da região já assinaram o protocolo de intenções e mais de 15 já fazem parte, integralmente, do ConCafé.

A missão central do ConCafé é planejar, fomentar e implementar, de forma cooperada e coordenada, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do café nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

Durante suas assembleias o ConCafé definiu três eixos estratégicos fundamentais para sua atuação:

(1) o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais;

(2) a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional; e

(3) promover a interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região.

No médio e longo prazo o ConCafé pretende se tornar importante instrumento de apoio aos cafeicultores e às diversas entidades e instituições do Sul e Sudoeste de Minas Gerais na promoção de seus cafés e de suas riquezas naturais e culturais.

Na Semana Internacional do Café, que acontecerá de 24 a 26 de setembro de 2015, no Expominas, em Belo Horizonte, o ConCafé estará presente com estande próprio atendendo a produtores e entidades do setor para discutir sobre suas ações e propostas no tocante ao futuro da cafeicultura brasileira. Acreditamos muito na força da união!

Semana Internacional do Café

Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a Semana Internacional do Café terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado. 

Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte - Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo.

Mais informações sobre a Semana Internacional do Café 2015 podem ser acessadas no site www.semanainternacionaldocafe.com.br

 FONTE: ASCOM / EMIDINHO MADEIRA