Melhor café natural da safra 2011 é do Sul de Minas

Publicado em 03/02/2012 - agronegocio - Assessoria de Comunicação

Dentre as 19 fazendas vencedoras do concurso para cafés naturais, três participam de projeto do Sebrae-MG

Na sexta-feira (27/01), aconteceu em Varginha o primeiro concurso para cafés naturais do Brasil realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA. Nesta data, foi feita a etapa internacional do concurso, na qual concorreram 38 produtores de todo o Brasil.
O “Cup of Excellence - Natural Late Harvest” reuniu uma banca de jurados vindos da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. Com 91,656 pontos (em uma escala de 0 a 100) os avaliadores elegeram como melhor café natural da safra 2011 do Brasil o produzido na Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais. Trata-se do lote do produtor Luiz Flávio Pereira de Castro, proprietário do Sítio Colinas, em Carmo de Minas.
Além de Luiz Flávio, outros 18 produtores foram vencedores, pois obtiveram notas acima de 85 pontos. De acordo com a BSCA, a própria associação irá mandar kits dos 19 cafés premiados para vários países do mundo, ainda não definidos. Com isso, os produtores participarão de um leilão online, e as sacas das fazendas serão vendidas por um preço diferenciado aos estrangeiros.
“O café natural representa cerca de 90% do café brasileiro”, explica o Presidente da BSCA Luiz Paulo Dias Pereira Filho. “Era de extrema importância tomarmos uma iniciativa para difundir, em nível global, a excelente qualidade desses grãos. O evento se tornou um reconhecimento para o Brasil, podendo este um dia vir a substituir os cafés lavados do mundo pelos naturais brasileiros”, completa.

Cafeicultores do projeto do Sebrae-MG vencem concurso
Desde 2007, o Sebrae-MG possui o projeto de Cafeicultores Certificados no Comércio Justo, que reune dez cooperativas de café da região Sul de Minas, certificadas no Fairtrade, com o propósito de facilitar o processo de desenvolvimento do grupo para alcançar ganhos de mercado, de produtividade, de escala, redução de custos, entre outros.
Entre os vencedores do concurso, “Cup of Excellence - Natural Late Harvest”, três fazem parte do Projeto de Cafeicultores Certificados no Comércio Justo, conduzido pelo Sebrae-MG. São eles: Luiz Flávio Pereira de Castro do Sítio Colinas – Carmo de Minas (melhor café natural); Álvaro Antônio Pereira Coli da Chácara Sagrado Coração de Jesus – Carmo de Minas e Sebastião Raimundo Pereira do Sítio Limeira – Cristina. Todos os três produtores são associados à Ascarive (Associação dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde).
Em uma grande região produtora de café, como é o Sul de Minas, não é fácil se destacar. O produtor da melhor safra de café natural de 2011 fala qual foi seu diferencial: “A natureza foi quem me proporcionou a vitória, além do trabalho na lavoura”. Luiz Flávio estima vender a saca por um valor acima de cinco mil reais no leilão. “Vencer o concurso é ter o trabalho reconhecido”, afirma o produtor.


Veja a lista completa dos vencedores: