Publicado em 29/01/2017 - agronegocio - Da Redação
O trabalho conjunto entre os Sindicatos dos Produtores e Trabalhadores Rurais de Muzambinho, com amplo apoio das Polícias Civil e Militar, está viabilizando a implantação do projeto “Rede de Produtores Protegidos” no município. Os presidentes sindicalistas Rodrigo Almeida Machado (Produtores) e Cleber de Oliveira Marcon (Trabalhadores) prestaram importantes esclarecimentos a respeito desta iniciativa que visa proporcionar maior segurança os produtores rurais e suas famílias. Os dirigentes destacaram a constante preocupação com a violência no campo.
O projeto de monitoramento das propriedades rurais em Muzambinho teve início há dois anos. Na ocasião, foi observado o bom exemplo na cidade de Nova Resende. É usado um sistema via satélite, com o mapeamento e cadastramento de todas as estradas e propriedades rurais. Quando o morador solicita o atendimento, o policial aciona o número da propriedade usando um tablet, com o sistema gerando um mapeamento e facilitando o rápido acesso. Cada comunidade também estará participando de um grupo de WhatsApp, além de ter disponíveis os números 190 e 181. De posse das informações, as polícias tem condição de fazer o cerco nas estradas próximas à propriedade solicitante do atendimento.
Conforme os dirigentes, o projeto já conta com o mapeamento de todas as estradas e propriedades rurais. Os modelos das placas estão prontos para serem confeccionadas e será iniciado o cadastramento das propriedades e produtores. Os Sindicatos dos Produtores e Trabalhadores já atuam na aquisição do GPS para as viaturas policiais. Aos produtores caberá apenas o custo irrisório de aquisição das placas de identificação.
Vale ressaltar que o projeto atende a todos os produtores, filiados ou não aos sindicatos.