Publicado em 26/03/2017 - agronegocio - Da Redação
Será lançado oficialmente nesta segunda-feira (27/3/17), em cerimônia às 14h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Parlamento Jovem de Minas 2017. Está é a 14ª edição do projeto, que este ano tem como tema Educação Política nas Escolas e conta com a participação de 65 câmaras municipais, das quais 22 são novatas.
Durante o evento, será apresentado aos participantes o processo de trabalho do projeto, realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas. Também serão ouvidos presidentes de câmaras municipais sobre suas expectativas com relação ao PJ Minas. O objetivo da cerimônia é estreitar o relacionamento entre as instituições envolvidas no projeto, criado para estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior.
Dinâmica envolve estudantes em três etapas de discussões
Como em edições anteriores, as câmaras municipais e estudantes participantes do projeto serão organizados em 12 polos regionais para a discussão do tema Educação Política nas Escolas. O desafio está em apontar propostas relacionadas ao que ensinar e como ensinar nas escolas para a educação política do jovem, aprofundando a reflexão em torno de pontos como senso de justiça, solidariedade e respeito à diversidade.
Para orientar as atividades e o debate do tema geral, a coordenação estadual do PJ Minas delimitou para o debate três subtemas. Eles vão nortear as discussões nas três etapas que compõem o PJ Minas - municipal, regional e estadual - e são os seguintes:
Educação política e currículo (subtema 1);
Interação entre escola e sociedade na formação política dos jovens (subtema 2);
Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas (subtema 3).
FONTE: ASCOM