Unidade Demonstrativa Café movimentou produtores em Cabo Verde

Publicado em 07/05/2009 e atualizado em 08/05/2009 - agronegocio -

novas14Com o objetivo de apresentar novas tecnologias para que o produtor busque reduzir custos e melhorar a produtividade do café, a COOXUPÉ - Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé, criou as Unidades Demonstrativas em todas os núcleos de atuação, através de dinâmicas de campo.
Em Cabo Verde, na última quarta-feira, 29 de abril, pelo quarto ano consecutivo, a dinâmica aconteceu  na Fazenda Ponto Alegre (Bairro dos Coelhos), de propriedade da família “Lima de Souza” (Dona Terezinha, Eduardo, Renato, Mabel e Leandro).
O evento contou com aproximadamente 800 produtores de Cabo Verde, Botelhos e Monte Belo, que verificaram a eficiência de produtos na lavoura, através de palestras de 17 empresas parceiras da Cooxupé: Agrobrás, Bayer, Basf, Brodden, Humus Precioso, Oxiquimica, Stoller, Syngenta, Fenix, Café Brasil, Chiminova, Fertipar, Honda/Matsuo, Ihara, Monsanto, Timac/Agrobrasil e Mozaic.
O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Mello, explicou que o evento tem sido realizado pela cooperativa com o objetivo mostrar as inovações tecnológicas. Isto é possível através da exposição dos parceiros e fornecedores. Também é uma oportunidade de aproximação entre os cooperados, diretoria e cooperadores. Portanto, atendendo a necessidade de confraternização da “família Cooxupé”. O evento também oferece uma dinâmica de campo com os equipamentos montados ao longo da lavoura. Há a participação de diretores, gerentes e corpo técnico.
Com o crescimento da Cooxupé, não sendo possível reunir os 11 mil associados, os encontros são regionalizados. Os eventos são feitos em fazendas e locais escolhidos pelo corpo técnico da cooperativa. Carlos Augusto revelou que 82% dos cooperados colhem até 500 sacas de café, enquanto que apenas 16 produtores colhem acima de 10 mil sacas. Portanto, uma prova de que, apesar de ser grande, a Cooxupé é formada por pequenos produtores.